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Serpentina nas redes

Alô, alô, marcas, jornalistas, creators, influencers e curiosos… Aí vai um resumão do Carnaval nas redes – até agora – analisado com a ajuda do Torabit. Foram nada menos do que 1.383.255 menções. Prepararem seus conteúdos, suas fantasias e o que mais der na telha. 😉

Os ansiosos pelo carnaval representam 58% das menções, já os que preferem viajar ou aproveitar o feriado para colocar as séries em dia ficaram com 42%, (oi, oi Netflix).

#GoldenHour

Se for postar, o melhor horário para programar as publicações e conversar com os entusiastas é entre as 19h e as 22h. 

Eu quero é botar meu bloco

na rua…

As menções sobre desejo de participar dos blocos de rua representam a maior parcela do conteúdo publicado.  

Hit

A música “Predadora” da Mc Loma é a aposta do carnaval entre os usuários. Destaque também para “Verdinha” da Ludmilla e “Amor de que” da Pabllo Vittar. As menções sobre desejo de participar dos blocos de rua representam a maior parcela do conteúdo publicado.  

Me namora…

A expectativa por novos crushs durante a folia também está em destaque nas menções pré-carnaval. Os usuários comentaram sobre planos de conseguir contatinhos, alguns até prepararam carimbo com nome e telefone para marcar as pessoas nos blocos. E no meio dos comentários sobre a paquera, também houve críticas aos que terminam os relacionamentos nas semanas que antecedem a festa.

Cabelo ok, marquinha ok, sobrancelha ok, a unha ‘tá ok

Destaque para as menções sobre as fantasias e maquiagens. No Twitter, os usuários compartilharam vídeos feitos no TikTok (será que será a rede desse Carná?) que mostram de um jeito rápido as transformações de maquiagem. As menções de tutoriais de maquiagem e customização de fantasias no YouTube também tiveram destaque nos compartilhamentos de menções deste universo.

Diferente dos outros anos, em que os usuários comentaram sobre fantasias temáticas esse ano o uso de Glitter é a sensação. Além das dicas de customização e maquiagem, ainda sobre o preparo para a folia, destaque para a recomendação de usar desodorante e escovar os dentes.

A expectativa é que São Paulo abrigue este ano o maior carnaval de rua do país, com estimativa de 12 milhões de participantes, mas quem está dominando as redes até agora são os cariocas. 

#BebidaDaVez

37% das menções sobre bebidas no carnaval foram sobre a cerveja Skol, seguido pela Skol Beats com 30% das publicações. Vale destacar que a Skol Beats lançou recentemente novas versões da bebida em parceria com a Anitta, gerando buzz sobre a marca.

Bebeu água? Em terceiro lugar  ficaram as menções sobre consumo de água durante a folia.

Corote (5%), Cachaça (4%), Coca-Cola 2%, Itaipava (1%) e Catuaba (1%) completam as marcas mais faladas. As demais marcas como Heineken, Antarctica, Brahma e Amstel não atingiram 1%.

Na Avenida

Zoom no errejota!

Beija-Flor foi a escola de samba mais citada no período. O samba enredo da escola foi destaque entre os comentários. A homenagem a Exú e a Pombagira, entidades da Umbanda e do Candomblé, agradou os usuários e fãs da escola.

Já na Mangueira, destaque para o compartilhamento de notícias sobre o samba enredo “A Verdade Vos Fará Livre“. Grupos religiosos  fizeram abaixo-assinado contra ao samba da escola, pois dizem ser uma blasfema contra Cristo.

Já sobre a Grande Rio, que ficou em terceiro lugar entre as mais citadas, as participações da Ex-BBB Elana e da Atriz Paolla Oliveira  foram os destaques entre os comentários. Paraíso do Tuiuti, Estácio de Sá, Unidos da Tijuca, Vila Isabel e União da ilha somaram 3% das menções.

Em Sampa…

Pérola Negra foi a escola paulista mais citada nas redes. As notícias sobre o alagamento no barracão da escola que resultou na perda de 40% das fantasias  gerou comoção entre os usuários.


Rosas de ouro apareceu em segundo com 13% das menções. Além das notícias sobre alagamento no barracão da escola de samba, destaque para as notícias sobre a nova musa da escola, a Ana Beatriz Godoi.

Já as menções sobre a Gaviões da Fiel foram sobre, principalmente, o último ensaio técnico e o compartilhamento das notícias sobre a participação da bateria da escola no bloco de carnaval da Sabrina Sato.

A campeã do ano passado teve apenas 11% das menções.

E pra quem não vai pra rua?

No bloco dos antifolias os comentários foram de retiro espiritual e ficar em casa vendo Netflix.

Monitoramento realizado de 04 a 14 de fevereiro de 2020. 

Torcida, contra e a favor do Brasil, marcou o Oscar 2020 nas redes

1,6 milhão de menções de postagens brasileiras nas redes sociais sobre o universo do Oscar 2020 foram analisadas pela plataforma Torabit. As capturas de mensagens começaram em 13 de janeiro, dia da divulgação dos indicados e foram acompanhadas até o amanhecer de 10 de fevereiro, um dia após o anúncio dos vencedores.

O resultado mostra que, na análise geral, as redes acertaram o resultado de 18 das 24 categorias. As apostas dos usuários foram computadas antes da entrega das estatuetas em Los Angeles.

O sentimento de brasilidade falou mais alto em duas categorias e fez com que a torcida nas redes “errasse” em relação à escolha da Academia. Primeiro, a animação “Klaus”, que contou com o ilustrador brasileiro Gabriel Soares de Manaus, foi a queridinha dos usuários, mas perdeu a estatueta. Segundo, o documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa, contava com uma enorme expectativa das redes não confirmada pelos votos da Academia.

Votos das redes versus os votos da Academia:

Na categoria melhor filme, as redes torciam para “Parasita” (29% de votos nas redes) e o filme foi o vencedor.

Como melhor montagem, as redes apostavam em “Coringa” (38%), mas quem ganhou foi “Ford vs Ferrari” (11%).

A melhor trilha sonora original teve a torcida das redes para “Coringa” (64%), e os usuários acertaram.

Como melhor fotografia, as menções nas redes acertaram mais uma vez. 39% queriam “1917”, voto seguido pelo Oscar.

Para melhor atriz, as redes torciam para Cynthia Erivo, 37%, mas quem levou a estatueta foi Renné Zellweger.

Para melhor ator, 53.5% dos usuários apostaram e ganharam fácil! Joaquin Phoenix com seu Coringa foi o grande vencedor.

Em melhor filme internacional, “Dor e Glória”, seria o vencedor para 71% dos usuários, mas “Parasita” ganhou tudo!

A melhor atriz coadjuvante para as redes foi Laura Dern com 33%, torcida essa que se confirmou com a estatueta para a atriz.

Maquiagem e Figurino foi mais um acerto das redes sociais, “O Escândalo”, com 26% era o preferido das redes e foi o do Oscar também.

Ator coadjuvante e Brad Pitt foi a dobradinha escolhida pelas redes, 53%, e pelo Oscar.

Para 33% das redes, o coreano Bong Joon-Ho deveria ganhar como melhor diretor e foi feita a vontade da massa.

Na categoria roteiro adaptado, Coringa deveria ser o campeão para 50% dos usuários das redes. Jojo Rabbit ganhou.

Em roteiro original, 81% das menções nas redes dava como certa a vitória de Parasita. E isso foi confirmado.

83% torciam para a animação Klaus, cujo projeto contava com um ilustrador brasileiro, mas Toy Story 4 levou a estatueta.

54% cravaram “Adoráveis Mulheres” como filme com melhor figurino. Acertaram.

A categoria de efeitos visuais contava com a torcida de 38% dos usuários das redes para “1917”. Venceram.

“Democracia em Vertigem”, não foi só a escolha da torcida de 90% das menções nas redes na categoria Documentário mas também foi um dos principais temas em torno das menções no geral em torno do evento. A categoria foi vencida por “Indústria Americana”.

“Rocketman” levou os votos da maioria da rede, 32%, e também da Academia.

A melhor direção de arte foi a de “Era uma vez em… Hollywood” para a maioria nas redes, 41%, se confirmou com a entrega da estatueta.

Mixagem de som: 54% cravaram e acertaram “1917”.

Edição de som. 44% acharam que “Coringa” ganharia, mas “Ford vs Ferrari” levou.

O curta-metragem, “The Neighbors’ Window” foi o vencedor nas redes, com 50%, e na Academia também.

Animação em curta teve o favorito nas redes com “Hair Love”, com 65%, também ganhador oficial da categoria.

“Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl)” foi o documentário em curta favorito das redes com 73% e foi quem levou mais votos na Academia também.

Sobre os percentuais acima, eles refletem sempre o maior percentual de aposta dos usuários de redes sociais. Foram examinados Twitter (a maioria, em razão da dinâmica da plataforma), Facebook, Instagram e YouTube. 

Mais:

 Mulheres dominaram nas menções nas redes.

Sudeste foi maioria.

Cada pontinho é um @, cada nó é um cluster. Alguns usuários geram muita conversa em torno de si. É o que chamamos de viralização. O pontinho amarelo circulado é a @petracostal – que não ganhou a estatueta mas que teve seu nome mega citado nas redes


Transmissões ao vivo fazem sucesso na Black Friday 2019

A plataforma de monitoramento digital Torabit monitorou e analisou aproximadamente 2 milhões de menções durante o mês de novembro sobre o universo da Black Friday.

As live streams foram as grandes novidades e os grandes destaques do evento em 2019.

O youtuber Felipe Neto comandou o Show da Black Friday, live patrocinada pelas lojas Americanas que durou cerca de 5 horas e foi transmitida em oito canais simultâneos no Youtube. Já o Magazine Luiza apostou na TV com a transmissão #BlackDasBlacks no canal Multishow. O programa alternou apresentações de artistas com divulgação de promoções da loja, tudo isso comandado pelo apresentador Luciano Huck.

A parceria entre Youtube, Americanas e Youtubers fez mais barulho nas redes, foi falada 3,5 vezes mais se comparada às menções nas redes sobre o evento do Magazine Luiza no Multishow.

A categoria Alimentos e Bebidas foi impulsionada, mais uma vez, pela disputa nas redes de fast food Mc Donalds e Burguer King, ambas com promoções especiais. No dia da ação, a única forma de pagamento das promoções (Mercado Pago) ficou fora do ar em algumas lanchonetes e gerou buzz negativo nas redes para as ações. 

O sentimento do evento foi em sua maioria neutro, 62%, carregado principalmente pelas piadas, contra 26% de menções positivas e 11% negativas. 

A categoria Black Fraude foi a quarta mais falada com reclamações de propagandas fakes. O destaque nessa categoria foi o vídeo que viralizou mostrando uma funcionária das Lojas Renner alterando o preço da promoção pelo valor que já estava na peça.

Destaque inusitado da Black Friday, que bombou nas redes, foi a campanha do time Vasco para aquisição de novos sócios torcedores, o time saiu dos 35 mil e chegou à sua meta de 100 mil sócios.

62% das menções sobre Black Friday foram feitas pelo público feminino e 38% pelo masculino. 

Sobre os horários das menções, a maioria das interações foram feitas principalmente ao meio dia, horário referente às promoções voltadas para alimentação e entre 21h e 22h, horário em que as transmissões ao vivo começaram na quinta-feira pré-evento.

As menções vindas do Rio foram responsáveis por 33% (graças em grande parte à promoção do Vasco), seguidas de 17% em SP, 9% Minas, 5%Rio Grande do Sul, 4,5% DF e 4,5% Paraná, 4% ES e SC, 3% PE, 2% GO e 14% de outros estados.

Trending Topics: o termo Black Friday começou a entrar em nos assuntos mais comentados do Twitter no dia 20 de novembro, foram 933 vezes até o dia do evento.

Nuvem de hashtags em torno do universo Black Friday 2019

Em 2019, assim como 2018, a categoria “piada”, que é composta por memes e diversas brincadeiras com o evento ficou em primeiro lugar na divisão por menções.
Dois exemplos que não pararam de ser compartilhados, apesar dos erros de concordância:

“Cadê a black friday de 6 terapia por 15 reais”

“Os professores podia fazer Black Friday, tira 5 ganha 10”

Abaixo a divisão completa por categoria:

Piadas43%
Alimentos e Bebidas11%
Transmissão ao Ao Vivo10%
Black Fraude6%
Esporte e Lazer5%
Tatuagem e Piercing4%
Sem dinheiro4%
Beleza e Saúde4%
Moda3%
Telefonia2%
Livros2%
Instituições Financeiras1%
Reclamação das ações1%
Eletrônicos1%
Viagens1%
Games1%
Desejo de Consumo1%

Abaixo, a divisão completa por marcas:
No pódio das marcas mais faladas, as campeãs foram Mc Donald’s e Burger King, tecnicamente empatados com 13% das menções, seguidas por Americanas e Nike, ambas com 10% das menções. 

A marca Nike entrou entre as mais faladas devido a uma postagem de usuário fomentado o desejo de promoção da marca no evento Black Friday e que foi compartilhada milhares de vezes: “Burger King e McDonald’s “brigando” na black friday e eu esperando a nike entrar na brincadeira”

Mc Donald’s13%
Burger King13%
americanas.com10%
Nike10%
Vasco7%
Magazine Luiza6%
Renner3%
Apple3%
Flamengo3%
Nubank2%
Amazon.com1%
Mercado Pago1%
Submarino1%
Vivo1%
Samsung1%

Busca Retroativa

Chegouuuu,
Para completar o que já era completo chegou a busca expressa retroativa do Torabit. O feature novo já está disponível gratuitamente para nossos clientes e pode ser adquirido com qualquer um de nossos pacotes.

Com ela, o usuário poderá ter um panorama sobre qualquer marca, nome ou assunto com um relatório expresso – em poucos minutos – sem cadastro prévio.

As opções de relatório são: 

Estatísticas e amostra de postagens

*Localização, gênero, nuvem de palavras, nuvem de hahstags, horário com maior volume de menções etc. 

Autores com mais posts

Autores com mais seguidores

Autores mais mencionados

Trending de assuntos 

Neste caso é possível selecionar os termos-chave que deseja identificar entre as ocorrências da busca pesquisada. Ao selecionar essa opção, aparecerá um campo para preenchimento dos termos.

Grafo de conexões

O Grafo é um gráfico que mostra a ligação entre as interações e os perfis. 

Com ele é possível entender os clusters e seu poder de influência sobre determinado assunto.

Wrap up Rock In Rio nas redes sociais

– Foram aproximadamente 2,5 milhões de menções analisadas, entre os dias 27 de setembro e 7 de outubro de 2019.

– Drake foi a atração mais citada, aparecendo em 22% das menções. Isso ocorreu principalmente pelo veto do cantor à transmissão ao vivo na televisão, o que gerou muitas reclamações nas redes.

–  Por não poder transmitir o show do Drake, o Multishow transmitiu a apresentação da cantora Rihanna realizada na edição do ano passado do festival. Assim, a cantora, que também já teve um relacionamento com o rapper, apareceu com grande destaque nas redes, estando entre os principais termos da nuvem de palavras.

– Anitta também teve bastante destaque, aparecendo em 19% das menções, o que fez dela a segunda atração mais citada do festival. 

– Entre os patrocinadores, o maior destaque ficou com o Itaú, que apareceu em quase 60% das menções que citaram algum parceiro do festival. Para efeito de comparação, o segundo patrocinador mais citado foi a Coca-Cola, que apareceu em cerca de 9% das menções.

– Já entre os parceiros de mídia, o grande destaque foi o Multishow, que transmitiu ao vivo as principais atrações do festival, aparecendo em mais de 87% das menções que citaram algum veículo. 

– No período analisado, o termo “Rock in Rio” e as principais hashtags relacionadas ao seu universo apareceram um total de 1.166 vezes entre os assuntos mais falados do Twitter. Destas, 14 vezes foram no mundo, e 29 vezes no Brasil. 


– Já no Google Trends, o festival apareceu 45 vezes entre os termos mais buscados, no mesmo período. 

– As mulheres falaram mais que os homens sobre o festival nas redes. Elas foram responsáveis por 58% das menções analisadas. 

Drake e Rihanna dominam o Rock in Rio nas redes

  • Foram mais de 1 milhão e duzentas mil menções analisadas sobre o festival, entre os dias 27 e 30 setembro.
  • Drake foi disparado a atração mais citada, em mais de 42% das menções. Isso ocorreu principalmente pelo veto do cantor à transmissão ao vivo na televisão, o que gerou muitas reclamações nas redes.
  • Por não poder transmitir o show do Drake, o Multishow transmitiu a apresentação da cantora Rihanna realizada na edição do ano passado do festival. Assim, a cantora, que também já teve um relacionamento com o rapper, apareceu com grande destaque nas redes, estando entre os principais termos da nuvem de palavras.
  •  As apresentações de Iza e Alcione, com 11,1%, e Jessie J, com 9,7%, também tiveram destaque.
  • Entre os patrocinadores, o maior destaque ficou com o Itaú, que apareceu em mais de 60% das menções que citaram algum parceiro do festival.
  • As mulheres falaram mais que os homens sobre o Rock in Rio, neste primeiro fim de semana. Elas foram responsáveis por 60,4% das menções. 
  • Semana que vem tem mais, relatório completo! 😉

Um zoom nos deputados em agosto de 2019

Primeira e única plataforma no mercado a capturar, analisar e classificar tudo o que as principais esferas do Governo Federal e do Congresso Nacional falam nas redes sociais. 

Pensada para fornecer informações estratégicas para o mercado financeiro, jornalistas, veículos de mídia e empresas que trabalham com o universo político brasileiro.
Para mais informações mande um e-mail para gente: contato@torabit.com

O governo, o congresso e nosso meio ambiente nas redes sociais

Foram analisados os posts nas redes sociais sobre o assunto “meio ambiente” publicados até o dia 22 de agosto pelos 513 deputados, 81 senadores, além dos 35 perfis do poder executivo que contemplam os ministros, secretários de primeiro escalão, o presidente e seu vice e também os perfis oficiais de cada ministério. Dos 69.514 posts que estas bases fizeram em suas redes, apenas 5% falavam sobre o universo do meio ambiente. Abaixo, um zoom em cada área.

Como usar o monitoramento em redes sociais para estudos em profundidade

O novo e-book Torabit passa por todas as etapas de montagem e análise de um monitoramento para estudos em profundidade nas redes sociais. O e-book mostra ainda um exemplo de estudo com o tema do autismo.

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