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O governo, o congresso e nosso meio ambiente nas redes sociais

Foram analisados os posts nas redes sociais sobre o assunto “meio ambiente” publicados até o dia 22 de agosto pelos 513 deputados, 81 senadores, além dos 35 perfis do poder executivo que contemplam os ministros, secretários de primeiro escalão, o presidente e seu vice e também os perfis oficiais de cada ministério. Dos 69.514 posts que estas bases fizeram em suas redes, apenas 5% falavam sobre o universo do meio ambiente. Abaixo, um zoom em cada área.

Como usar o monitoramento em redes sociais para estudos em profundidade

O novo e-book Torabit passa por todas as etapas de montagem e análise de um monitoramento para estudos em profundidade nas redes sociais. O e-book mostra ainda um exemplo de estudo com o tema do autismo.

Você cuida de um monitoramento? Então você precisa ler isso!

Por que é importante classificar as menções coletadas em uma busca?

Ao criar um monitoramento, além de pensar nas palavras-chave e nos canais que você irá monitorar, é importante que se leve em conta também o como o conteúdo será classificado, pois é com essa classificação que você conseguirá gerar insights e análises.

Exemplo: monitoramento de uma marca

Nesse exemplo vamos utilizar o monitoramento da marca SESC. Cadastramos os canais oficiais em cada uma das redes, por exemplo, @SESC no Twitter, e também a palavra-chave SESC, ou seja, tudo o que falarem sobre SESC espontaneamente nas redes sociais, ou seja, assim que mencionarem o seu @, este dado será coletado.

No caso do SESC, optamos no sentido de taguear as unidades e a programação mencionadas pelos usuários, além do tipo de cada interação realizada em cada unidade. Desta forma, definimos a classificação no Torabit da seguinte forma:

Tipos: 

  • Elogio
  • Dúvida
  • Reclamação
  • Desejo de Participar

Assuntos:
Aqui colocamos todas as unidades da grande São Paulo e também as categorias de programação. Abaixo, alguns exemplos.

  • SESC 24 de maio
  • SESC Av. Paulista
  • SESC Itaquera
  • Música
  • Teatro
  • Dança

No Torabit temos também a opção de criar regras para taguear as menções de forma automática. Essa classificação é feita por combinação de termos. Por exemplo, um usuário comentou  “estou pensando em ir num show lá no sesc itaquera ”, a ferramenta irá taguear automaticamente essa menção como tipo Desejo de participar e assuntos SESC Itaquera e Música.

Quanto mais classificar, mais informações o usuário terá para gerar relatórios. Abaixo, alguns exemplos de gráficos e insights que podemos tirar com o monitoramento de redes sociais 😊

No monitoramento sobre o SESC, podemos observar que 69% das interações s~ao sobre sobre o desejo de participar de alguma atividade. As menções negativas nessa categoria referem-se a reclamações sobre dificuldade em conseguir ingressos.
As programações musical e teatral foram as mais citadas no período analisado. Usuários seguem elogiando a curadoria do SESC. Entre as unidades, o SESC Pompéia e o da Av. Paulista são mais mais comentadas nas redes sociais.

Nesse gráfico, que cruza as classificações, podemos observar que a programação musical é a mais citada quando usuários falam em querer frequentar. A programação de artes visuais também foi muito elogiada.

Ficou com alguma dúvida ou quer conhecer melhor o Torabit ? Converse com a gente contato@torabit.com 😊

Chegou o Datatora Política

Primeira e única plataforma no mercado a capturar, analisar e classificar tudo o que as principais esferas do Governo Federal e do Congresso Nacional falam nas redes sociais. O usuário investe R$ 980 por mês (no plano anual) e tem tudo ali, em tempo real, classificado e sentimentalizado. Mais fácil e rápido impossível! Pensada para fornecer informações estratégicas para o mercado financeiro, jornalistas, veículos de mídia e empresas que trabalham com o universo político brasileiro.
Para mais informações mande um e-mail para gente: contato@torabit.com

Manifestações populares nas redes

O estudo abaixo, com o comparativo dos três grandes dias de manifestações do mês de maio (15, 26 e 30), foi publicado com exclusividade pelo UOL:

Segundo dia de manifestações contra os cortes na educação tem repercussão menor nas redes

As manifestação contra os cortes na educação realizadas nesta quinta-feira (30) tiveram repercussão menor nas redes do que os atos realizados no último dia 15, com a mesma pauta, conforme capturou, filtrou e analisou o Torabit nas principais redes sociais.

Durante o dia 30, foram mais de 259 mil menções capturadas, contra mais de 511 mil comentários no dia 15. A fala de Bolsonaro do dia 15, chamando os alunos de “idiotas úteis” e a falta de atenção do presidente ao assunto no dia 30 refletem a quantidade anterior (dia 15) e a queda de repercussão nas redes.

Quando comparados aos atos pelas reformas e em apoio ao governo do último dia 26, as manifestações do dia 30 também tiveram menor quantidade de menções. Foram 297 mil comentários no último domingo, contra 259 mil no dia 30.

Assuntos mais falados

No Twitter, o assunto tem dominado os Trending Topics ao longo do dia. A hashtag #30MpelaEducacao está em primeiro lugar desde as 10h, tendo aparecido, até o momento, 124 vezes entre os assuntos mais falados da rede.

Durante a manhã, a tag contrária às manifestações, #Dia30EuVouTrabalhar, chegou a aparecer em primeiro lugar nos Trendings, entre as 6h e as 9h, tendo depois caído, mas permanecido entre os assuntos do Brasil mais falados até as 16h

Gráficos

Apoio em 30 maio – contra os cortes na educação

Nas manifestações do dia 30, a taxa de apoio nas menções analisadas foi de 82,3%.

Apoio em 26 de maio – a favor das reformas

Nas manifestações do dia 26, a taxa de apoio nas menções analisadas foi de 89,1%.

Apoio em 15 de maio – contra os cortes na educação

Nas manifestações do dia 15, a taxa de apoio nas menções analisadas foi de 96%.

As três manifestações conquistaram, majoritariamente, menções de apoio, reforçando as bolhas em que os dois grupos têm se dividido nas redes – uma contrária e outra a favor do governo.

Ainda assim, nesta última manifestação, do dia 30, a margem de apoio foi a menor das três manifestações, enquanto a do dia 15 foi a maior, o que mostra uma tentativa dos grupos opostos em disputar espaço e contrapor aqueles que estão se manifestando, pelo menos nas redes.

Assuntos mais citados dia 30 – contra os cortes na educação

Nas últimas manifestações, realizadas na quinta-feira (30), os assuntos mais citados entre aqueles que defenderam os atos ficaram as críticas ao presidente Bolsonaro, o tamanho das manifestações, sempre buscando comparações com as manifestações do dia 26, e as críticas ao Ministro da Educação, Abraham Weintraub, principalmente por conta do vídeo em que ele afirma que professores estariam coagindo alunos para participar dos atos.

Já aqueles que criticaram os atos falaram principalmente que as manifestações seriam ideológicas, e não pela educação, e que os manifestantes não trabalham ou estudam, pelo fato dos protestos ocorrem em dia de semana, com a hashtag #dia30euvoutrabalhar.

Assuntos mais citados dia 26 – a favor das reformas

Nas manifestações do dia 30, quem se posicionou a favor dos atos falou principalmente de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, além de exaltar o tamanho das manifestações e citar as duas principais pautas dos protestos: Reforma da Previdência e o Pacote Anticrime. Já entre aqueles que se posicionaram contrários aos atos os assuntos mais citados foram as críticas ao presidente, e o tamanho das manifestações, sempre comparando com os atos dos dia 15.

Assuntos mais citados no dia 15 – contra os cortes na educação

O assunto mais citado entre quem defendeu os protestos pela educação foi o de críticas ao Bolsonaro, seguido pelos cortes do governo na pasta e a entrevista do presidente, em que chamou os manifestantes de “idiotas úteis”. Já entre os contrários à realização dos atos, os principais argumentos foram no sentido de que as manifestações foram ideológicas (de esquerda)  e citações à hashtag #LulaLivre.

Gênero

Enquanto que nas manifestações do dia 15 a maior parte das menções foi de mulheres, com 58%, nas outras duas grandes manifestações, nos dias 26 e 30, a maior parte dos comentários foram realizados por homens, com 63% e 55%, respectivamente.

Por Estado

30 maio – contra os cortes na educação

Considerando apenas o dia 30, São Paulo e Rio de Janeiro foram os dois estados com a maior quantidade, somando 22,9% e 18,4% do total de comentários, respectivamente.

26 de maio – a favor das reformas

Assim como no dia 30, no dia 26 a discussão também foi maior em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os paulistas ficaram com 25,6% das menções, enquanto os fluminenses tiveram 18,9% do total.

15 de maio – contra os cortes na educação

Rio de Janeiro e São Paulo também foram os estados com mais menções no dia 15, só que com posições invertidas em relação aos dias 26 e 30. O Rio ficou com 21,9% das menções, enquanto que São Paulo obteve 20,7%.

Principais influenciadores

Contra os cortes na educação – dia 30 de maio

O perfil com mais interações sobre os atos do dia 30, contra os cortes na educação, foi o da Mídia Ninja, que realizou um total de 182 posts apenas no Twitter, no dia das manifestações.

Além disso, outros perfis famosos da esquerda tiveram bastante destaque, como Guilherme Boulos, Sâmia Bomfim, Marcelo Freixo, Paulo Pimenta, Manuela D’ávila, Jornalistas Livres, Quebrando o Tabu, entre outros.

Pelo lado da direita, criticando os atos, os perfis com maior destaque foram o da Caneta Desesquerdizadora e do cantor Roger Moreira.

A favor das Reformas – dia 26 de maio

Entre os principais influenciadores dos atos a favor das reformas, e pró governo, considerando apenas o dia 26, destacaram-se vários perfis já conhecidos na direita.

Smith Hays foi o perfil com mais interações no dia 26, tendo feito um total de 61 postagens apenas no Twitter. Outros perfis que se destacaram foram: Conexão Política, Leandro Ruschel, Carla Zambelli, Movimento Brasil Conservador, Ana Paula Henkel, Bernardo Küster e Luciano Hang, entre outros.

Vale destacar que alguns perfis críticos aos atos também apareceram no levantamento, conseguindo um grande número de interações, como o Youtuber Felipe Neto e Elika Takimoto.

Contra os cortes na educação – dia 15 de maio

Por outro lado, nas manifestações contra os cortes na educação, considerando apenas o dia 15, a maior parte dos principais influenciadores foi de perfis mais ligados ao campo progressista.

A deputada federal Sâmia Bomfim foi o perfil que conseguiu um maior número de interações favoráveis ao ato. Além dela, outros perfis que se destacaram foram: Mídia Ninja, Guilherme Boulos, Quebrando o Tabu, Marcelo Freixo, Felipe Castanhari, Manuela d’Ávila e Marina Silva, entre outros.

Ainda assim, alguns perfis de direita conseguiram destaque, com um número grande de interações no dia, como foram os casos do Deputado Federal Carlos Jordy e do Vereador de São Paulo Fernando Holiday.

Nuvens de Termos

As nuvens mostra a frequência dos termos em cada universo pesquisado, o tamanho de cada termo é proporcional a sua frequência.

Contra os cortes na educação – dia 30 de maio

A favor das Reformas – dia 26 de maio

Contra os cortes da educação – 16 de maio

Torabit & Instagram ;)

Em maio iniciamos as novas funcionalidades do Torabit para o Instagram. Agora temos o desempenho dos stories e também o monitoramento das marcações em publicações! o/

No monitoramento

Agora você conseguirá monitorar não só os comentários e publicações da sua marca no Instagram, como também as marcações feitas e os comentários ligados a elas.

Exemplo: Ao cadastrar o perfil da marca, o Torabit irá coletar:

  • As publicações e comentários do perfil da sua marca
  • As marcações que os usuários fizerem da sua marca no Instagram
  • Os comentários que os usuários fizerem no post em que sua marca foi marcada

Instagram Stories

No Torabit você tem dois tipos de visualizações dos resultados dos stories do Instagram. Entregamos não só o desempenho dos stories, com total de repercussão, como também o ranking que mostra os melhores stories da sua marca.

Desempenho de perfis

Ranking de postagens

Lembrando que os dados apresentados são das marcas administradas, ou seja, que possuem o token ativo no Torabit 🙂

Vingadores e a guerra contra os spoilers

O Torabit monitorou a expectativa para a estréia do Vingadores: Ultimato e a maior preocupação do público é com os spoiler. Então já sabe, #VingadoresSemSpoiler

Veja reportagem completa do GloboNews abaixo:

Não queremos SPOILERS!: A expectativa para a estreia de “Vingadores: Ultimato” nas redes

A expectativa pela estreia do último filme da saga dos Vingadores está enorme, movimentando muito as redes nos últimos dias. O Torabit monitorou toda essa repercussão, desde segunda-feira (22), capturando 245.470 menções até a manhã desta quinta-feira (25).

O termo “vingadores” figurou 295 vezes nos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil, durante os dias analisados. A hashtag #VingadoresSemSpoilers, foi aplicada em 83 dessas aparições (28,2% do total), o que mostra a importância do tema no levantamento.

Os internautas de Campinas, Fortaleza, Manaus e Rio são os campeões em recusar qualquer oferta de acesso a informações prévias sobre o conteúdo detalhado do filme.  Esses aficionados levaram a hashtag 11 vezes aos assuntos mais falados no Twitter.

Veja a seguir outros destaques relevantes apontados pelo levantamento.

Nuvem dos termos mais citados

A nuvem dos termos mais citados indica dois aspectos importantes do monitoramento: a enorme expectativa pela estreia do filme, em termos como “ver”, “assistir” e “estreia”; e a repercussão dos spoilers, com variações do termo e na hashtag #vingadoressemspoilers.

Por tipo de menção

Analisando os tipos de cada uma das menções capturadas, spoiler é realmente o grande destaque do monitoramento, presente em 47,5% das menções, na maior parte delas com pessoas reclamando de vazamentos e informações importantes do filme que eram divulgadas. A seguir, aparecem os comentários que demonstram a expectativa pela estreia do filme, com 38,3% do total. A busca por ingressos (5,9%), resenhas (5,4%), notícias (2%) e críticas positivas e negativas (0,9%) completam os tipos de menções.

Entre os personagens da história, o vilão Thanos foi o grande destaque, citado em 34,7% do total de menções.

Entre os heróis da Marvel, os que mais receberam atenção do público foram: Thor (13,5%), Homem de Ferro (9,7%%), Capitão América (8,7%) e Capitã Marvel (6,2%).

Personagens

Thanos

Thanos é o vilão do filme, considerado uma grande ameaça ao universo. As menções relacionadas a ele são, em sua maioria, piadas e memes sobre como poderia ser derrotado. Entre as piadas, a associação do filme a temáticas políticas e esportivas é a mais recorrente.

Exemplos de comentários sobre Thanos

Thor

Thor foi um dos pontos de foco no filme “Vingadores: Guerra Infinita” ao conduzir uma jornada para encontrar uma arma capaz de matar Thanos e, por isso, a expectativa em relação ao seu personagem é grande.

Exemplos de comentários sobre Thor

Homem de Ferro

É um dos mais queridos e foi o que apresentou maior volume de menções sobre spoilers. Usuários utilizaram o Twitter para divulgar o destino do Homem de Ferro no filme.

Exemplos de comentários sobre Homem de Ferro

Capitão América

O personagem interpretado por Chris Evans é outro preferido dos fãs. Usuários comentaram sobre os filmes anteriores e mostraram ansiedade em saber como seria a atuação no Vingadores: Ultimato.  

Exemplos de comentários sobre Capitão América

Capitã Marvel

Os comentários sobre a personagem mostram grande expectativa em relação a sua atuação no filme. Capitã Marvel também recebeu muitos memes, isso porque a atriz que interpreta a personagem, Brie Larson, é super ativista em suas redes sociais.

Exemplos de comentários sobre Capitã Marvel

Ao cruzarmos os principais Tipos e Assuntos do monitoramento, podemos perceber que ao se referir a spoiler, o assunto mais citado é Thanos, seguido por memes. Thanos também tem grande destaque em posts sobre a busca por ingressos, enquanto os memes se destacam nos comentários relacionados a expectativa pela estreia. Já nas resenhas, Thor aparece à frente principalmente por conta de um post específico do site Omelete, compartilhado várias vezes, em que o personagem era citado na análise.

Neste gráfico, fica claro como o vilão Thanos foi o principal personagem, com grande destaque para a quarta-feira. No dia anterior à estreia oficial do filme, os memes também tiveram um crescimento considerável, entre os assuntos analisados.

Menções por Estado

O Rio de Janeiro é o estado com o maior número de menções, somando 27,9% do total de menções. Na sequência aparecem São Paulo e Minas Gerais, com 20,4% e 8,1% respectivamente.

Para o Rio de Janeiro, vale destacar o perfil groot tuiteiro (@brtng44), que se descreve como “um ser artificial criado para retuitar tweets com a palavra “vingadores” pois também sou um vingador”. O perfil postou um total de 7.326 tweets no período.

Vingadores: Ultimato conseguiu atrair atenção tanto de homens, quanto de mulheres!

Homens e mulheres estão praticamente empatados no que se refere ao interesse no novo filme dos Vingadores. Eles ficaram com 51% das menções, enquanto elas somaram 49%.

Exemplos de comentários

Grafo de conexões

O grafo de conexões, no qual cada ponto é uma pessoa que falou sobre o assunto nas redes, mostra como a discussão sobre o tema é bem difusa nas redes, sem uma grande interação entre os usuários. Significa que muita gente está falando sobre o filme, emitindo suas opiniões, expressando sua expectativa, mas sem um grande influenciador que gere muitas conexões nessa conversa.

Como monitorar grandes eventos

Saber o que falam sobre o seu evento é importante para avaliar não só a audiência e a imagem, como também para resolver problemas e evitar crises em tempo real.

Em eventos de grande porte, o trabalho de planejamento e execução do monitoramento das redes sociais deve começar com uma boa antecedência, para se obter os resultados esperados. Confira abaixo o nosso e-book sobre o monitoramento de grandes eventos 🙂

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