dezembro 2, 2019 Torabit

Transmissões ao vivo fazem sucesso na Black Friday 2019

A plataforma de monitoramento digital Torabit monitorou e analisou aproximadamente 2 milhões de menções durante o mês de novembro sobre o universo da Black Friday.

As live streams foram as grandes novidades e os grandes destaques do evento em 2019.

O youtuber Felipe Neto comandou o Show da Black Friday, live patrocinada pelas lojas Americanas que durou cerca de 5 horas e foi transmitida em oito canais simultâneos no Youtube. Já o Magazine Luiza apostou na TV com a transmissão #BlackDasBlacks no canal Multishow. O programa alternou apresentações de artistas com divulgação de promoções da loja, tudo isso comandado pelo apresentador Luciano Huck.

A parceria entre Youtube, Americanas e Youtubers fez mais barulho nas redes, foi falada 3,5 vezes mais se comparada às menções nas redes sobre o evento do Magazine Luiza no Multishow.

A categoria Alimentos e Bebidas foi impulsionada, mais uma vez, pela disputa nas redes de fast food Mc Donalds e Burguer King, ambas com promoções especiais. No dia da ação, a única forma de pagamento das promoções (Mercado Pago) ficou fora do ar em algumas lanchonetes e gerou buzz negativo nas redes para as ações. 

O sentimento do evento foi em sua maioria neutro, 62%, carregado principalmente pelas piadas, contra 26% de menções positivas e 11% negativas. 

A categoria Black Fraude foi a quarta mais falada com reclamações de propagandas fakes. O destaque nessa categoria foi o vídeo que viralizou mostrando uma funcionária das Lojas Renner alterando o preço da promoção pelo valor que já estava na peça.

Destaque inusitado da Black Friday, que bombou nas redes, foi a campanha do time Vasco para aquisição de novos sócios torcedores, o time saiu dos 35 mil e chegou à sua meta de 100 mil sócios.

62% das menções sobre Black Friday foram feitas pelo público feminino e 38% pelo masculino. 

Sobre os horários das menções, a maioria das interações foram feitas principalmente ao meio dia, horário referente às promoções voltadas para alimentação e entre 21h e 22h, horário em que as transmissões ao vivo começaram na quinta-feira pré-evento.

As menções vindas do Rio foram responsáveis por 33% (graças em grande parte à promoção do Vasco), seguidas de 17% em SP, 9% Minas, 5%Rio Grande do Sul, 4,5% DF e 4,5% Paraná, 4% ES e SC, 3% PE, 2% GO e 14% de outros estados.

Trending Topics: o termo Black Friday começou a entrar em nos assuntos mais comentados do Twitter no dia 20 de novembro, foram 933 vezes até o dia do evento.

Nuvem de hashtags em torno do universo Black Friday 2019

Em 2019, assim como 2018, a categoria “piada”, que é composta por memes e diversas brincadeiras com o evento ficou em primeiro lugar na divisão por menções.
Dois exemplos que não pararam de ser compartilhados, apesar dos erros de concordância:

“Cadê a black friday de 6 terapia por 15 reais”

“Os professores podia fazer Black Friday, tira 5 ganha 10”

Abaixo a divisão completa por categoria:

Piadas43%
Alimentos e Bebidas11%
Transmissão ao Ao Vivo10%
Black Fraude6%
Esporte e Lazer5%
Tatuagem e Piercing4%
Sem dinheiro4%
Beleza e Saúde4%
Moda3%
Telefonia2%
Livros2%
Instituições Financeiras1%
Reclamação das ações1%
Eletrônicos1%
Viagens1%
Games1%
Desejo de Consumo1%

Abaixo, a divisão completa por marcas:
No pódio das marcas mais faladas, as campeãs foram Mc Donald’s e Burger King, tecnicamente empatados com 13% das menções, seguidas por Americanas e Nike, ambas com 10% das menções. 

A marca Nike entrou entre as mais faladas devido a uma postagem de usuário fomentado o desejo de promoção da marca no evento Black Friday e que foi compartilhada milhares de vezes: “Burger King e McDonald’s “brigando” na black friday e eu esperando a nike entrar na brincadeira”

Mc Donald’s13%
Burger King13%
americanas.com10%
Nike10%
Vasco7%
Magazine Luiza6%
Renner3%
Apple3%
Flamengo3%
Nubank2%
Amazon.com1%
Mercado Pago1%
Submarino1%
Vivo1%
Samsung1%
Gostou? Curte e compartilha 😉

comments

Tagged:

A gente encontra o que você precisa.

Contrate já!