abril 8, 2016 torabit

Belo Horizonte lidera engajamento no Facebook em março

A capital mineira é a cidade cujo trabalho da prefeitura da plataforma Facebook consegue engajar a maior quantidade de pessoas.

O levantamento do Torabit sobre o desempenho das páginas oficiais das prefeituras das dez cidades mais populosas do Brasil, conforme o IBGE de 2015, mostra que Belo Horizonte conseguiu um índice bastante relevante: 2,9% no engajamento.

A relevância se dá porque a média de engajamento no Facebook é de 0,35%, para páginas entre 100 mil e 500 mil fãs, bem abaixo do índice conquistado pela capital mineira; sétima colocada na quantidade de fãs no Facebook (168.380 em março) e a sexta cidade brasileira em população (2,5 milhões).

Pela ordem, depois de Belo Horizonte, a sequência de engajamento é a seguinte: São Paulo (2,63%), Salvador (2,42%), Porto Alegre (1,68%), Curitiba (1,59%), Manaus (0,77%), Fortaleza (0,74%), Recife (0,45%), Brasília (0,38%) e Rio de Janeiro, com zero, porque parou de interagir no Facebook em fevereiro.

Em relação à quantidade de fãs, a campeã é Curitiba, oitava em população e que somou 789.931 fãs em março na principal rede social. Este recorde, no entanto, não lhe garantiu o maior engajamento no mês. Ficou em quinto lugar, com 1,59% de engajamento – também acima da média de mercado para páginas entre 500 mil e um milhão de fãs, que é de 0,29%.

Curitiba costuma ser saudada nas redes pelo trabalho da sua Prefeitura no ambiente digital – mas ainda insuficiente para lhe garantir o maior engajamento entre as dez maiores cidades.

O índice de engajamento medido pelo Torabit soma todas as ações realizadas pelos internautas com o conteúdo das páginas oficiais das cidades (curtidas, comentários e compartilhamentos) multiplicadas por 100. O resultado é dividido pela quantidade de fãs alcançadas até o final do mês pela página e o percentual obtido forma o índice Torabit de engajamento.

As dez cidades foram definidas a partir dos dados divulgados pelo IBGE em 2015. O Torabit acompanhou diariamente a movimentação das páginas oficiais destas cidades durante o mês de março.

Com a aproximação das eleições municipais, o Torabit pretende medir o desempenho destas cidades nas redes sociais todos os meses até as eleições. Outras redes, como Twitter, YouTube ou Instagram serão adicionadas nos próximos meses.

A ideia é entender o quanto estas prefeituras usam seus canais oficiais para se relacionar e dialogar, ou seja, interagir com o seu público.

Os números de março – com exceção de Curitiba que tem o equivalente a 42% da população no Facebook (note, no entanto, que em nenhuma delas os fãs são todos moradores, há fãs de fora da cidade, evidentemente, nesta conta) – mostram uma baixa adesão dos munícipes às páginas oficiais de ao menos sete entre as dez maiores cidades.

Além de Curitiba, disparada na frente, Manaus e Recife se destacam, ambas com mais de 11% de fãs em relação à população. As três têm as páginas mais populares de suas prefeituras entre as dez cidades mais populosas.

A que tem menos fãs, proporcionais à população, é São Paulo: apenas 1,9%.

O índice Torabit do mês abril, a ser divulgado em maio, deve incluir também as atividades das prefeituras no Twitter.

info-cidades

Gostou? Curte e compartilha 😉

comments

Tagged: , , , , , , , , , , ,

A gente encontra o que você precisa.

Contrate já!