março 19, 2020 torabit

Coronavirus diminui apoio a Bolsonaro nas redes sociais

Monitoramento Torabit para o Jornal da Cultura 18/03/20

O Torabit, plataforma de monitoramento digital, capturou e analisou 4.1 milhões de menções no período de 6 de fevereiro a 17 de março sobre o universo em torno de Bolsonaro nas redes sociais. Ou seja, este período é formado pelos 20 dias antes do anúncio do primeiro paciente com coronavírus no País e os 20 dias posteriores. 

Foram analisadas menções do Twitter, do Facebook, do YouTube, do Instagram e em blogs e sites abertos na internet.

No primeiro período, de 6 a 26 de fevereiro, as menções sobre o Jair Bolsonaro nas redes se dividiam da seguinte forma: 27% positivas, de apoio ao Presidente; 30% negativas, contra o seu governo, e 43% neutras, formadas por compartilhamento de notícias sem juízo de valor. 

Nos 20 dias após a confirmação do primeiro caso de Coronavírus no País, as menções positivas para Bolsonaro caíram para 21%. As negativas subiram para 41%. E as neutras caíram para 38%, já que as notícias sobre o presidente passaram a ser compartilhadas com comentários negativos feitos pelos usuários.

Localidade e gênero

No primeiro período, homens foram responsáveis por 66% das postagens. No segundo, 62% das postagens vieram do gênero masculino.

As capitais com mais casos confirmados de coronavírus também foram, respectivamente, responsáveis pela maioria das menções nas redes. SP com 27% no primeiro período e 25% no segundo e Rio com 18% no primeiro e 20% no segundo.

Termos mais falados em torno de Bolsonaro

Termos como “folha”,” imprensa”, “congresso”, “PT, governo eram mais visíveis no primeiro período. Já “impeachment”, “panelaço”, além do grande destaque para “coronavírus”, aparecem no segundo.

Análise de hashtags

Também foi analisado se o presidente ganhou ou perdeu força nos assuntos mais comentados no Twitter, os Trending Topics. 

A conclusão é a de que as hashtags a favor do presidente perdem a primazia para as hashtags contrárias nos Trendings Topics Brasil e esmorecem quando se soma a presença em todos os Estados mais o Distrito Federal. 

Explicando:

As hashtags a favor e contra o presidente apareceram quase três mil vezes entre os dez primeiros lugares nos Trending Topics tanto do Brasil quanto dos diferentes Estados e distrito federal.

Favorabilidade a Bolsonaro se inverte nos Trending Topics Brasil

No primeiro período, as hashtags favoráveis ao presidente somaram a grande maioria no quesito Trending Topic Brasil: 76% a favor e 24% contra. No segundo período, imediatamente depois do anúncio do primeiro caso de coronavírus no País, a situação se inverteu nos Trending Topics Brasil: 53% de hashtags contra e 47% a favor de Bolsonaro.

As hashtags aparecem nos Trending Topics em função da aceleração que adquirem na produção de tuítes e no compartilhamento dos mesmas. Vão para os Trending Topics Brasil as que ganham mais frequência seja onde estiverem.

Principais hashtags a favor de Bolsonaro no período:

6 a 26 de fevereiro 

#SomosTodosBolsonaro

#EuApoioBolsonaro

27 de fevereiro a 17 de março

#EuApoioBolsonaro

Bolsonaro 38

Decreto de Bolsonaro

#MulheresComBolsonaro

#BolsonaroDay

#BolsonaroAte2026

Principais hashtags contra Bolsonaro

6 a 26 de fevereiro

#Fora Bolsonaro

#ImpeachmentDeBolsonaro

#CarnavalDoForaBolsonaro

27 de fevereiro a 17 de março

#BolsonaroMentiroso

#BolsonaroCorno

#BolsonaroChifrudo

#BolsonaroInfectado

Ex-ministro de Bolsonaro

#ForaBolsonaro

#ImpeachmentdoBolsonaroURGENTE

#Bolsonaroacabou

#BolsonaroNaoEmaisPresidente

#AcabouBolsonaro

Gostou? Curte e compartilha 😉

comments

A gente encontra o que você precisa.

Contrate já!