junho 21, 2016 torabit

Curitiba lidera presença nas redes sociais

info-cidade-maio

Entre as dez maiores cidades brasileiras, a prefeitura de Curitiba, é a mais popular nas mídias sociais.

O levantamento feito pela plataforma de monitoramento digital Torabit relativo ao mês de maio de 2016 demonstra que Curitiba é a cidade com maior quantidade de fãs tanto no Facebook quanto no Twitter em relação à população da cidade.

No Facebook, por exemplo, o desempenho da página da prefeitura de Curitiba está disparado na frente das outras cidades em relação à proporção entre população e fãs.

Os seguidores da página da prefeitura de Curitiba equivalem a mais de 44% da população – embora seja razoável entender que existem fãs que moram em outras cidades. Mas o fato é que, do ponto de vista da proporção em relação à população de cada cidade, Curitiba é seguida, de longe, por Recife e Manaus, ambas com 12% de seguidores em relação ao tamanho da população de cada cidade.

Além disso, na taxa média de engajamento, computadas as redes Facebook e Twitter, Curitiba também é a campeã com média de 1,52% no engajamento. Ela é seguida por Belo Horizonte, em segundo lugar com 1,38% e por Salvador, em terceiro, com 0,98%.

A taxa de engajamento mostra a relação da audiência conquistada em cada plataforma social versus o aproveitamento dela a partir dos posts da página, ou seja, o quanto os seguidores da página interagem com as postagens ofertadas.

No caso, engajamento da página e perfil de cada prefeitura no Facebook e no Twitter, respectivamente.

Para calcular a taxa de engajamento, o Torabit utiliza uma fórmula bastante simples. A equação é composta pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede (curtem, comentam ou compartilham) multiplicada por cem e dividida pelo número de seguidores do veículo ao final de cada mês. O resultado, em percentual, é o índice de engajamento em cada rede.

Para compor o índice mensal, o Torabit calcula a taxa média, nada menos do que a soma das taxas obtidas por cada veículo dividida pela quantidade de redes – duas, neste caso.

O resultado, em percentual, permite comparar quais internautas de cada cidade são mais ou menos engajados em relação aos conteúdos ofertados nas páginas oficiais de cada prefeitura em cada uma das plataformas sociais analisadas.

Gostou? Curte e compartilha 😉

comments

Tagged: , , , , , , , , , ,

A gente encontra o que você precisa.

Contrate já!