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Com um desempenho extraordinário em único mês, a rede americana de fast-food Bob’s saltou à frente de seus principais concorrentes na taxa de engajamento nas redes sociais em setembro. O monitoramento mostra que a razão foi o fato do Bob’s perder para o McDonald’s a exclusividade do uso da marca Ovomaltine no seu milk-shake e, mesmo assim, conseguir melhor desempenho no engajamento de seus seguidores.

A rede Bob’s­, que vinha amargando a última posição desde que a taxa média começou a ser medida pelo Torabit, em janeiro, perdeu a exclusividade mas conquistou uma média de 0,87% de engajamento em setembro, taxa jamais alcançada por qualquer concorrente até aqui. Para se ter uma ideia, o segundo lugar, que ficou com a rede nacional Giraffas, conquistou apenas 0,25%, ou seja, 62 décimos de pontos percentuais a menos.

O McDonald’s não conseguiu transformar a novidade em maior engajamento nas redes e obteve desempenhos inferiores aos que vinha obtendo, tanto no Twitter quanto no Facebook, como se pode ver no infográfico.

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O desempenho do Bob’s foi igualmente extraordinário tanto no Facebook (com 1% cravado na taxa média diária) quanto no Twitter (com 0,73%). No Facebook, quem chegou mais perto do Bob’s foi a Giraffas, com 0,47%. No Twitter foi o McDonald’s, com 0,17%.

O monitoramento realizado pelo Torabit mostra que a batalha começou a esquentar no dia 13, às 11h18 quando o Bob’s, em resposta a um teaser do Mac, publicou um post no Facebook perguntando: “Finalmente lá?”. Referia-se à informação que o McDonald’s vinha divulgando dizendo que um novo clássico chegaria “finalmente” à sua rede. Só foi referir-se nominalmente ao milk shake com Ovomaltine, cujo uso da marca era exclusividade do Bob’s até então, na noite do dia 13.  Daí para a frente, o Bob’s conseguiu mobilizar seus seguidores com posts que resultaram em retuites, likes e compartilhamentos com picos no dia 14 e no dia 21.

O curioso é que outras marcas entraram na brincadeira. A Giraffas aproveitou para dizer, também em post no Facebook, que estava “de boa, assistindo a treta com meus vários milk-shakes”. A Philips exibiu um liquidificador ao lado de um milk-sake afirmando: “finalmente na sua casa”.

Para se ter uma ideia da abrangência das taxas aqui reveladas, conforme tabela do Social Bakers, no Facebook a taxa média de engajamento para páginas acima de 1 milhão de fãs é de 0,28%. No Twitter, ela é 0,19% para perfis entre 100 mil e 500 mil seguidores.

Com 67,2 milhões de seguidores no Facebook e mais de 416 mil no Twitter, o McDonald’s é a presença digital com mais audiência. O Bob’s acumula 2,7 milhões de fãs no Facebook e 80 mil seguidores no Twitter.

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Torabit

Publicado no dia 18 de outubro de 2016