junho 8, 2016 torabit

McDonald’s lidera em quantidade; Subway tem a melhor taxa de engajamento nas redes sociais

 

info-fast-food-062016

O McDonald’s, a marca mais valiosa entre os fast foods de todo o mundo, também é o campeão de seguidores quando comprado a seus seguidores. Ganha tanto no Facebook (64 milhões) quanto no Twitter (383 mil) no Brasil. Mas quem tem melhor desempenho nas redes sociais é o Subway, que fechou o mês de maio com 0,34% na taxa média de engajamento calculada pelo Torabit.

Das seis redes pesquisadas, duas são brasileiras: Habib’s e Giraffas. O desempenho da Giraffas a coloca em segundo lugar na taxa de engajamento com 0,25%. Já o Habib’s, que havia conseguido grande feito em abril porque saltou de uma média de 0,03% nos três meses anteriores para 0,13%, caiu em maio para 0,08% de desempenho e terminou o mês em quinto lugar.

Vale ressaltar que o que está puxando para cima a taxa de engajamento do Subway é o seu trabalho com o Facebook, onde está em primeiro lugar com 0,60% de engajamento. No Twitter, no entanto, o melhor trabalho foi o do McDonald’s, que conseguiu 0,21% de engajamento. No Twitter, o Subway fica em quarto lugar.

A taxa de engajamento mostra a relação direta da audiência conquistada em cada plataforma social versus o aproveitamento dela a partir dos posts da página, ou seja, o quanto os seguidores da página interagem com as postagens ofertadas. Nos meses analisados, a rede Bob’s pouco postou em suas páginas nas redes, fazendo com que sua taxa de engajamento beirasse a zero.

Por enquanto, em relação às cadeias de fast food, o Torabit divulga as taxas de duas das principais redes: Facebook e Twitter.

Para calcular a taxa de engajamento, o Torabit utiliza uma fórmula bastante simples. A equação é composta pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede (curtem, comentam ou compartilham) multiplicada por cem e dividida pelo número de seguidores da cadeia de fast food ao final de cada mês. O resultado, em percentual, é o índice de engajamento em cada rede.

Para compor o índice final, o Torabit calcula a taxa média, nada menos do que a soma das taxas obtidas por cada fast food dividida pela quantidade de redes – duas, neste caso.

O resultado, em percentual, permite comparar qual bloco de internautas é mais ou menos engajado em relação aos concorrentes de qualquer um dos fast foods.

 

Gostou? Curte e compartilha 😉

comments

Tagged: , , , , ,

A gente encontra o que você precisa.

Contrate já!