fbpx

Com a Páscoa se aproximando, a equipe curiosa do TORABIT decidiu monitorar as menções (de 27/03 a 04/04) nas redes sociais relacionadas à data, com o objetivo de entender o comportamento do consumidor neste ano e a opinião do público em relação ao feriado.  

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a Páscoa de 2022 registrou um aumento de 13% nas vendas de ovos, ultrapassando a marca de 10 mil toneladas no Brasil. Para 2023, espera-se um crescimento ainda maior, embora a indústria esteja na fase final de produção dos produtos. 

A Abicab compilou os dados da produção do último ano e informa que serão lançados 440 itens de Páscoa em 2023, incluindo 163 lançamentos. Este é o maior número de lançamentos desde 2015, quando a associação começou a contabilizar os dados.

O presidente da Abicab, Ubiracy Fonseca, declarou que a expectativa é de que as vendas continuem em crescimento neste ano devido à situação econômica. A indústria irá oferecer diferentes gramaturas de produtos, a fim de proporcionar diversidade de preços. 

Fonte:https://mercadoeconsumo.com.br/02/03/2023/noticias-varejo/fabricantes-de-ovos-de-pascoa-projetam-alta-nas-vendas-durante-o-feriado-deste-ano/

Qual tipo de chocolate preferido?

Pode vir ovo de colher, ovo de coxinha, ovo de sushi, mas nada supera o tradicional ovo de chocolate. Foram 84% de menções sobre ovos de páscoa, divididas entre: desejo de compra, expectativa de ganhar um, conversas sobre marcas, brindes e sabores, sorteios e reclamações dos preços dos produtos.

“Ovo de colher”  foi o segundo tipo que mais apareceu nas menções. O formato surgiu com produção caseira para auxiliar na renda familiar e agora já é um tipo de produto vendido até por marcas, como a Cacau Show, por exemplo. Foram 11,4% de menções de divulgação de venda do produto, desejo de compra e memes com propostas diferentes do produto, como por exemplo ovo de empada de frango.

Caixas de bombons e barras de chocolate têm se tornado uma opção viável para presentear na páscoa quando comparado com os preços dos ovos. Apesar dos usuários das redes sociais expressarem o desejo de comprar, ganhar ou presentear os filhos com os produtos tradicionais da data, o preço é levado em conta e os chocolates mais baratos levam vantagem.

https://twitter.com/pxcarolina7/status/1643207867367931904

https://twitter.com/isabexlla_/status/1641628786033582081

Principais assuntos sobre a Páscoa

Os preços dos Ovos de Páscoa são pauta frequente nas redes, rendendo muitos memes e reclamações (24%). Usuários se queixam de valores abusivos, o que impossibilita comprar ovos para toda a família. Também vimos, nesta categoria, dicas de como fazer o próprio Ovo de Páscoa, como forma de economizar.

O Coelhinho da Páscoa não ficaria de fora (22%). As menções são de usuários que relembram momentos da infância ao acreditar no Coelho da Páscoa, ou brincadeira e piadas com o personagem.

Religião foi o terceiro assunto mais comentado sobre a Páscoa nas redes  (21,5%). Além de perfis religiosos que divulgaram informações sobre a data, destaque para os comentários de usuários comuns sobre a celebração católica. 

Família também é um tópico importante para aqueles que tradicionalmente passam o dia com a família (13%). 

Uma parcela dos usuários demonstra satisfação com o feriado da Páscoa, para aproveitar a data para descansar (12%). Além disso, há aqueles que planejam viajar durante o feriado, como um dos tópicos bem recorrentes nas redes sociais (4,6%).

Em menor proporção, mas mantendo a tradição, vê-se menções relacionadas à caça aos Ovos de Páscoa (0,7%).

https://twitter.com/Curitybana2/status/1643212786938331138

https://twitter.com/umad4rio/status/1643117766990241796

Marcas mais citadas na Páscoa nas redes sociais

As duas marcas destaques de menções na semana da Páscoa foram a Cacau Show (45,6%) e Lacta (33,8%). Outras marcas também tiveram repercussão, como Ferrero Rocher (7,5%), Nestlé (5,5%), Garoto (2,8%), Kopenhagen (2%), Lindt (1,3%) e Brasil Cacau (1,1%)

A Cacau Show lançou uma nova linha de ovos de Páscoa em parceria com os Ursinhos Carinhosos, e a novidade se tornou febre nas redes sociais. O sucesso do produto se trouxe repercussão positiva para a marca, que teve seu nome compartilhado de maneira espontânea por aqueles que desejavam adquirir o produto.

Já a Lacta foi destaque graças a campanha com a ex-BBB e cantora Juliette. Além da cantora divulgar as linhas de ovos da marca, lançou um cupom exclusivo de desconto “JULIETTE15”, para compra de ovo de chocolate no site da Lacta. 

https://twitter.com/mm_doBryan/status/1643148845042352128

Nuvem de Termos

O tamanho da palavra é proporcional ao seu aparecimento na busca. Os termos mais presentes quando se fala de Páscoa nas redes são: ovo, chocolate, quero, semana, ganhar, colher, caro, reais, fazer, comprar, cesta, ganhei, surpresa e feriado. 

Quem está comentando

A maioria das postagens das redes é composta por mulheres (61,7%). A região sudeste se destaca no volume de menções e os horários de picos de postagem sobre páscoa ocorreram às 19h, 21h e 22h.

compartilhe:
Torabit

Publicado no dia 6 de abril de 2023