fbpx

Dado que 8,8 milhões de brasileiros aderiram ao home office em razão da pandemia do coronavírus, conforme dados do IBGE de junho de 2020, a plataforma de monitoramento digital Torabit foi verificar entre os usuários de redes sociais como anda o desejo pelo trabalho remoto, instituído praticamente à força por causa da necessidade de isolamento social. 

Assim, entre os meses de maio a setembro, o Torabit analisou aproximadamente 635 mil menções nas principais mídias sociais – Facebook, Twitter, Instagram e Youtube, além de sites e portais que falavam do tema home office

Nesse universo, a maioria das postagens é neutra, ou seja, sem juízo de valor. São piadas, por exemplo, que mencionam home office e que geram muitos compartilhamentos – ou simplesmente compartilhamento de notícias a respeito do tema. 

Entre os contra e a favor (os chamados positivos e negativos), 27% defendem a ideia de continuação do trabalho remoto, e 20% são contra a ideia.

As piadas foram o assunto mais frequente no universo dessa busca, com 28% das menções. Na sequência, apareceram equipamentos de trabalho (15%), produtividade (14%), carga horária (7%) e Internet (5%). 

Considerando a divisão de sentimento em cada um dos assuntos, os temas que geraram maior percentual de menções positivas foram vagas de emprego (80%), vestuário (75%) e legislação (50%). 

Entre os assuntos que mais produziram críticas à modalidade de trabalho remoto, os destaques foram “trabalho doméstico” (67%), Internet (62%), saúde (60%) e carga horária (59%). 

Depois de quatro meses seguidos com mais de 100 mil posts capturados sobre o tema nas redes, setembro apresentou queda, com 89 mil menções, o que pode estar relacionado à reabertura física de muitos dos escritórios que adotaram o home office

Há predominância das menções nas redes sociais provenientes das regiões Sul e Sudeste. Os cinco estados com mais posts sobre o assunto são São Paulo e Rio de Janeiro, que lideraram, com 28% e 18% do total, respectivamente, seguidos por  Minas Gerais (8%), Paraná (6%) e Rio Grande do Sul (5%).  

Em relação ao gênero, a maior parte das menções foi feita por mulheres, com quase 56% do total de posts. 

O que mais falam em cada assunto

Equipamentos de Trabalho

Em relação aos equipamentos de trabalho em casa, a cadeira foi o item mais citado. As menções relatam problemas na coluna provocados por equipamentos inadequados, como cadeiras e mesas menores que o ideal. Alguns usuários falaram sobre iniciativas de empresas que ajudaram a montar os escritórios em casa.

Exemplo de menção: o problema não é o home office o problema é o home office sem uma cadeira game (Link Comentário)

Produtividade 

As menções sobre produtividade ficaram divididas nas redes. Um grupo de usuários diz não ter produtividade no trabalho em casa, pois acredita que o ambiente não proporciona foco e rendimento. Já outro grupo relatou conseguir produzir bem mais em casa e em menos tempo do que no dia a dia no escritório. As principais reclamações em relação à produtividade em casa dizem respeito à quantidade de reuniões e às questões domésticas, como a preparação das refeições, a organização da rotina, a limpeza e os cuidados com filhos. 

Exemplo de menção: Home office é bom né? Tão bom quando você tem um estrutura adequada e não tem nenhum problema familiar pesado que tire a sua paz e acabe com sua produtividade… ah, o home office (Link Comentário)

Carga Horária 

Das menções à carga horária de trabalho, 59% foram negativas. Usuários relataram trabalhar mais quando em regime de home office. Uma reclamação recorrente as empresas que não respeitam os horários de entrada e saída, nem os de intervalo. No entanto, vale destacar aqui os comentários positivos daqueles que conseguem aproveitar mais o dia trabalhando de casa.

Exemplo de menção: O tal home office que não deixa a gente pensar em horário de almoço. (Link comentário)

Internet 

No assunto internet, as menções negativas foram destaque, com 62% do total, principalmente em virtude de reclamações por instabilidade na rede ou queda no serviço, o que impossibilita o cumprimento das funções de trabalho. 

Exemplo de menção:  A realidade do home office no RJ: A concessionária de luz fez uma poda de árvores que cortou galhos e cabos de internet…” (link comentário)

Vestuário 

O home office trouxe um novo debate sobre a vestimenta ideal para o trabalho. Usuários ficaram divididos entre os que se arrumam como se fossem para o escritório e os que preferem usar roupas do dia a dia ou até pijamas. A não obrigatoriedade de se arrumar foi vista como positiva pela maioria das pessoas. As mulheres também aproveitaram para fazer postagens sobre a libertação do uso de sutiã durante o trabalho remoto.

Exemplo de menção: Melhor parte do home office é não precisar usar sutiã todos os dias.. (Link comentário)

Vagas

A divulgação de vagas em regime de home office foi muito compartilhada nas redes sociais. Usuários utilizaram os canais digitais para divulgar processos seletivos e também para procurar vagas entre seguidores. 

Exemplo de menção: Pessoal, a empresa q trabalho tá com vaga aberta pra área de TI e tô querendo indicar PCDs pras vagas. A empresa tem sede em Joinville, mas se combinar direitinho rola um home office maroto. Tem vaga de desenvolvedor, suporte, DBA, técnico de teste de software e UX. Chama na DM. (Link comentário)

Legislação

As menções sobre as mudanças necessárias nas relações trabalhistas também ganharam destaque. Há comentários sobre a falta de regras e de fiscalização do trabalho remoto.

Exemplo de menção: Home office veio para ficar, mas empresas precisam estar atentas para cumprimento de regras. O home office, ou teletrabalho, já era previsto na legislação trabalhista brasileira, regulamentado com a Reforma Trabalhista, em 2017. (Link comentário)

Trabalho Doméstico 

Os comentários sobre os cuidados com a casa foram em sua maioria negativos (67%). Há relatos de cansaço com a dupla jornada de atividades, pois, além do trabalho do dia a dia, é necessário cuidar da alimentação e da limpeza da casa, o que muitas vezes é realizado nos intervalos entre reuniões.

Exemplo de menção: Horário de almoço no home office é só: fazer comida, limpar casa e arrumar tudo que tá fora do lugar. Daí volta a trabalhar e tá cansada. (Link comentário)

Saúde 

No caso do assunto saúde, a maior parte das menções é relacionada a reclamações por estresse ou dores nas costas por conta de falta de mesa e de cadeira adequadas. 

Exemplo de menção: Trabalhar em casa tá me estressando mais, pqp. (Link comentário)

Gráficos

Por Sentimento

A maior parte das menções foi neutra, com quase 52%, em posts nos quais a pessoa fala do home office sem se posicionar se é favorável ou não à prática em si. O grande destaque nesses comentários são as piadas, que geram muitos compartilhamentos, o que contribuiu muito para o alto percentual de menções neutras. 

Já entre as menções com posicionamento claro sobre home office, 27% foram positivas, com elogios ou defesa da prática, enquanto 20% foram negativas, com reclamações, principalmente, em temas como trabalho doméstico, carga horária e qualidade de conexão. 

Nuvem de Palavras

O tamanho de cada termo é proporcional à quantidade de vezes que aparece no monitoramento

Nuvem de Hashtags

O tamanho de cada hashtag é proporcional à quantidade de vezes que aparece no monitoramento

Por Assunto

Entre os assuntos mais mencionados, as piadas lideraram, com mais de 28% das menções. Na sequência, aparecem equipamento e produtividade, com 15% e 14%, respectivamente. Outros assuntos com destaque foram carga horária (7%), e Internet e alimentação (ambos com 5%). 

Sentimento por assunto

A separação do sentimento por assuntos mostra como os temas vestuário,  vagas e legislação foram predominantemente compostos por menções com sentimento positivo, com percentuais de 75%, 80% e 50% respectivamente. 

Por outro lado, os assuntos carga horária (59%), internet (62%), saúde (60%) e trabalho doméstico (67%) foram predominantemente negativos. 

Por Mês

No período analisado, o mês que mais registrou menções foi agosto, com mais de 160 mil posts capturados, enquanto setembro foi o mês com menos menções, com 89 mil. 

Essa queda considerável em setembro, quando se compara com os outros meses do período, provavelmente tem relação com maior abertura econômica, com muitos trabalhadores voltando aos escritórios. 

*Em maio, são consideradas apenas menções a partir do dia 11, quando o monitoramento foi iniciado. 

Por hora

A maior parte das menções concentrou-se no horário comercial, com um crescimento considerável a partir das 10h, estabilidade até as 15h e depois queda forte a partir das 18h.   

Por UF

Há uma predominância das regiões Sul e Sudeste quando o assunto é home office nas redes. 

São Paulo foi o estado com a maior quantidade de menções capturadas, com 28% do total, seguido por Rio de Janeiro, com 18%. Na sequência, aparecem Minas Gerais (8%), Paraná (6%) e Rio Grande do Sul (5%).

Por Gênero

As mulheres foram responsáveis pela maior parte das menções no período, com quase 56% do total de posts. 

Principais Influenciadores

Entre os perfis com mais seguidores que tiveram menções capturadas, o grande destaque ficou com os canais de comédia do YouTube, o Porta dos Fundos (16,6 milhões de seguidores) e o Parafernalha (12,5 milhões de seguidores), ambos com paródias sobre o home office.

Outros destaques foram os perfis do Twitter dos cantores Luan Santana (11,1 milhões de seguidores) e Pitty (8,7 milhões de seguidores) e do apresentador Marcelo Tas (9,4 milhões de seguidores). 

Exemplos de menções

  • Mais RTs

“se home office fosse bom se chamaria mulhe office” (Link comentário)

“com esse negócio de home office, o twitter é tipo a salinha do café” (Link comentário)

“No home office você trabalha menos, eles disseram.”  (Link comentário)

“O bom do home office é poder trabalha chorando” (Link comentário)

“HOME office???? e porque não MULHER office??????????? machismo em tempos de pandemia” (Link comentário)

“Home office é bom demais pra poder gritar CHATA CHAAATA MEU DEUS QUE GENTE CHAAATA Com vigor e liberdade” (Link comentário)

  • Principais Influenciadores

Porta dos Fundos: “TRABALHANDO EM CASA #5 – HAPPY HOUR” (Link do vídeo

Parafernalha: “TRABALHANDO DE CASA | PARAFERNALHA” (Link do vídeo)

Luan Santana: “Você também tá trabalhando em casa aí? Lendo? Se cuidando? Eu tô, e sempre usando os óculos da minha coleção, que você encontra com exclusividade no @oficialmdo.

Não dá pra esquecer hein, usando meu código luan10 vocês ainda ganham aquele desconto 👉🏻https://bit.ly/ÓculosLuan #ad” (Link do post

Marcelo Tas: “Funcionários do @Twitter poderão trabalhar em casa para  sempre. Empresa com coragem e visão do que está acontecendo” (Link do Post)

Pitty: “quero vê me tirar do home office” (Link do Post)

  • Principais Assuntos

Piada

“Estacionei o carro aqui e o flanelinha que tava sumido há dois meses falou “bom dia sr. Renan, voltei, tava em home office” ???????” (Link comentário)

“Porque home office e não mulher office?!?!!?!?!?!?!?!?!?!!?!?!?” (Link comentário)

Produtividade

“Home office é bom né? Tão bom quando você tem um estrutura adequada e não tem nenhum problema familiar pesado que tire a sua paz e acabe com sua produtividade… ah, o home office” (Link comentário)

“O home office acabou com a minha produtividade” (Link comentário)

“Não sou produtivo em Home Office, eu demoro 2 vezes mais tempo pois eu procrastino.” (Link comentário)

“Todos que me conhecem já sabe, mas eu ainda não tinha declarado aqui: Eu amo o home office e tô amando tbm as aulas da faculdade online! E tô bem mais produtiva” (Link comentário)

Carga Horária

“falou tudo, n bato ponto no home office e trabalho mais que quando ia pra escritório horário de almoço então, é um trem que n existe” https://t.co/LtR0zqNEQn  (Link comentário)

“O tal home office que não deixa a gente pensar em horário de almoço” (Link comentário)

“a dor e a delícia de trabalhar em casa é não ter horário de expediente” (Link comentário)

Equipamento

Dor no ombro desgraçada graças a ausência de uma mesa decente pra trabalhar de casa(Link comentário)

Carga Horária

“Quase todo mundo que começou a fazer home office nessa quarentena parece que tá trabalhando 3x mais que o normal“ (Link comentário)

  • Positivas e negativas

Negativas

@folha Home office = trabalhe mais, fique disponível 18 horas por dia, use sua própria luz e internet e acredite que tá fazendo bom negócio(Link comentário)

“Home Office só é bom no começo né, não aguento mais ter que mandar e-mail pra uma coisa que podia resolver com 5 min de conversa!!“ (Link comentário)

“E eu tô super estressada, eu já trabalhava de home office antes da quarentena e minha válvula de escape pra relaxa era bater perna no shopping/centro“ (Link comentário)

“Não é sobre home office isso, pelo amor de Deus. A gente tá vivendo uma pandemia e não PODE sair de casa. Home office, normalmente, não é esse regime restritivo assim. Que chamada desinformativa. https://t.co/fvATlG4Mwk (Link comentário)

“cara, eu cuido do meu filho a semana inteira, na parte da manhã, fazemos aula online, trabalho das 14h as 20h home office, com ele do meu lado, após isso, preciso ajudá-lo no dever de casa, preparar a comida se necessário e ter tempo para ficar com ele, fora as coisas da casa“ (Link comentário)

Positivas

@SalutNico Amada, sou a favor das firmas investirem em home office, cancelarem o aluguel de prédios e usar esse dinheiro para aumentar o salário dos funcionários (Link comentário)

melhor do home office e tirar o horário de almoço pra dormir (Link comentário)

os refrescos de trabalhar home office e poder tomar um banhozinho no horario de almoço(Link comentário)

Vantagens dos dias de home office: trabalhar de biquíni nesse calor infernal (Link comentário)

Pedi um kit festa de tão feliz que fiquei com a volta do home office (Link comentário)

Chuvinha boa pra me permitir dormir até às 9h! Home office, eu te amo (Link comentário)

Para mais informações, fale conosco:

 contato@torabit.com

compartilhe:
Torabit

Publicado no dia 15 de outubro de 2020