abril 25, 2019 Torabit

Vingadores e a guerra contra os spoilers

O Torabit monitorou a expectativa para a estréia do Vingadores: Ultimato e a maior preocupação do público é com os spoiler. Então já sabe, #VingadoresSemSpoiler

Veja reportagem completa do GloboNews abaixo:

Não queremos SPOILERS!: A expectativa para a estreia de “Vingadores: Ultimato” nas redes

A expectativa pela estreia do último filme da saga dos Vingadores está enorme, movimentando muito as redes nos últimos dias. O Torabit monitorou toda essa repercussão, desde segunda-feira (22), capturando 245.470 menções até a manhã desta quinta-feira (25).

O termo “vingadores” figurou 295 vezes nos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil, durante os dias analisados. A hashtag #VingadoresSemSpoilers, foi aplicada em 83 dessas aparições (28,2% do total), o que mostra a importância do tema no levantamento.

Os internautas de Campinas, Fortaleza, Manaus e Rio são os campeões em recusar qualquer oferta de acesso a informações prévias sobre o conteúdo detalhado do filme.  Esses aficionados levaram a hashtag 11 vezes aos assuntos mais falados no Twitter.

Veja a seguir outros destaques relevantes apontados pelo levantamento.

Nuvem dos termos mais citados

A nuvem dos termos mais citados indica dois aspectos importantes do monitoramento: a enorme expectativa pela estreia do filme, em termos como “ver”, “assistir” e “estreia”; e a repercussão dos spoilers, com variações do termo e na hashtag #vingadoressemspoilers.

Por tipo de menção

Analisando os tipos de cada uma das menções capturadas, spoiler é realmente o grande destaque do monitoramento, presente em 47,5% das menções, na maior parte delas com pessoas reclamando de vazamentos e informações importantes do filme que eram divulgadas. A seguir, aparecem os comentários que demonstram a expectativa pela estreia do filme, com 38,3% do total. A busca por ingressos (5,9%), resenhas (5,4%), notícias (2%) e críticas positivas e negativas (0,9%) completam os tipos de menções.

Entre os personagens da história, o vilão Thanos foi o grande destaque, citado em 34,7% do total de menções.

Entre os heróis da Marvel, os que mais receberam atenção do público foram: Thor (13,5%), Homem de Ferro (9,7%%), Capitão América (8,7%) e Capitã Marvel (6,2%).

Personagens

Thanos

Thanos é o vilão do filme, considerado uma grande ameaça ao universo. As menções relacionadas a ele são, em sua maioria, piadas e memes sobre como poderia ser derrotado. Entre as piadas, a associação do filme a temáticas políticas e esportivas é a mais recorrente.

Exemplos de comentários sobre Thanos

Thor

Thor foi um dos pontos de foco no filme “Vingadores: Guerra Infinita” ao conduzir uma jornada para encontrar uma arma capaz de matar Thanos e, por isso, a expectativa em relação ao seu personagem é grande.

Exemplos de comentários sobre Thor

Homem de Ferro

É um dos mais queridos e foi o que apresentou maior volume de menções sobre spoilers. Usuários utilizaram o Twitter para divulgar o destino do Homem de Ferro no filme.

Exemplos de comentários sobre Homem de Ferro

Capitão América

O personagem interpretado por Chris Evans é outro preferido dos fãs. Usuários comentaram sobre os filmes anteriores e mostraram ansiedade em saber como seria a atuação no Vingadores: Ultimato.  

Exemplos de comentários sobre Capitão América

Capitã Marvel

Os comentários sobre a personagem mostram grande expectativa em relação a sua atuação no filme. Capitã Marvel também recebeu muitos memes, isso porque a atriz que interpreta a personagem, Brie Larson, é super ativista em suas redes sociais.

Exemplos de comentários sobre Capitã Marvel

Ao cruzarmos os principais Tipos e Assuntos do monitoramento, podemos perceber que ao se referir a spoiler, o assunto mais citado é Thanos, seguido por memes. Thanos também tem grande destaque em posts sobre a busca por ingressos, enquanto os memes se destacam nos comentários relacionados a expectativa pela estreia. Já nas resenhas, Thor aparece à frente principalmente por conta de um post específico do site Omelete, compartilhado várias vezes, em que o personagem era citado na análise.

Neste gráfico, fica claro como o vilão Thanos foi o principal personagem, com grande destaque para a quarta-feira. No dia anterior à estreia oficial do filme, os memes também tiveram um crescimento considerável, entre os assuntos analisados.

Menções por Estado

O Rio de Janeiro é o estado com o maior número de menções, somando 27,9% do total de menções. Na sequência aparecem São Paulo e Minas Gerais, com 20,4% e 8,1% respectivamente.

Para o Rio de Janeiro, vale destacar o perfil groot tuiteiro (@brtng44), que se descreve como “um ser artificial criado para retuitar tweets com a palavra “vingadores” pois também sou um vingador”. O perfil postou um total de 7.326 tweets no período.

Vingadores: Ultimato conseguiu atrair atenção tanto de homens, quanto de mulheres!

Homens e mulheres estão praticamente empatados no que se refere ao interesse no novo filme dos Vingadores. Eles ficaram com 51% das menções, enquanto elas somaram 49%.

Exemplos de comentários

Grafo de conexões

O grafo de conexões, no qual cada ponto é uma pessoa que falou sobre o assunto nas redes, mostra como a discussão sobre o tema é bem difusa nas redes, sem uma grande interação entre os usuários. Significa que muita gente está falando sobre o filme, emitindo suas opiniões, expressando sua expectativa, mas sem um grande influenciador que gere muitas conexões nessa conversa.

Gostou? Curte e compartilha 😉

comments

A gente encontra o que você precisa.

Contrate já!