julho 24, 2019 Torabit

Você cuida de um monitoramento? Então você precisa ler isso!

Por que é importante classificar as menções coletadas em uma busca?

Ao criar um monitoramento, além de pensar nas palavras-chave e nos canais que você irá monitorar, é importante que se leve em conta também o como o conteúdo será classificado, pois é com essa classificação que você conseguirá gerar insights e análises.

Exemplo: monitoramento de uma marca

Nesse exemplo vamos utilizar o monitoramento da marca SESC. Cadastramos os canais oficiais em cada uma das redes, por exemplo, @SESC no Twitter, e também a palavra-chave SESC, ou seja, tudo o que falarem sobre SESC espontaneamente nas redes sociais, ou seja, assim que mencionarem o seu @, este dado será coletado.

No caso do SESC, optamos no sentido de taguear as unidades e a programação mencionadas pelos usuários, além do tipo de cada interação realizada em cada unidade. Desta forma, definimos a classificação no Torabit da seguinte forma:

Tipos: 

  • Elogio
  • Dúvida
  • Reclamação
  • Desejo de Participar

Assuntos:
Aqui colocamos todas as unidades da grande São Paulo e também as categorias de programação. Abaixo, alguns exemplos.

  • SESC 24 de maio
  • SESC Av. Paulista
  • SESC Itaquera
  • Música
  • Teatro
  • Dança

No Torabit temos também a opção de criar regras para taguear as menções de forma automática. Essa classificação é feita por combinação de termos. Por exemplo, um usuário comentou  “estou pensando em ir num show lá no sesc itaquera ”, a ferramenta irá taguear automaticamente essa menção como tipo Desejo de participar e assuntos SESC Itaquera e Música.

Quanto mais classificar, mais informações o usuário terá para gerar relatórios. Abaixo, alguns exemplos de gráficos e insights que podemos tirar com o monitoramento de redes sociais 😊

No monitoramento sobre o SESC, podemos observar que 69% das interações s~ao sobre sobre o desejo de participar de alguma atividade. As menções negativas nessa categoria referem-se a reclamações sobre dificuldade em conseguir ingressos.
As programações musical e teatral foram as mais citadas no período analisado. Usuários seguem elogiando a curadoria do SESC. Entre as unidades, o SESC Pompéia e o da Av. Paulista são mais mais comentadas nas redes sociais.

Nesse gráfico, que cruza as classificações, podemos observar que a programação musical é a mais citada quando usuários falam em querer frequentar. A programação de artes visuais também foi muito elogiada.

Ficou com alguma dúvida ou quer conhecer melhor o Torabit ? Converse com a gente contato@torabit.com 😊

Gostou? Curte e compartilha 😉

comments

A gente encontra o que você precisa.

Contrate já!