fbpx

Ao longo da primeira semana da COP30, o Torabit monitorou 92.027 publicações nas redes.40% das menções foram positivas, 35% negativas e 25% neutras.

A maior parte das conversas ocorreu no Twitter, com cerca de 51% das menções. Em seguida, o Instagram respondeu por cerca de 37% e o Facebook por aproximadamente 9%. Publicações provenientes de sites representaram cerca de 3%, enquanto outras plataformas somaram menos de 1%.

O Instagram mostrou-se como a plataforma com mais expressões positivas e o Twitter liderou com o maior saldo de comentários negativos.

As citações ao evento representaram cerca de 44% das menções. As opiniões corresponderam a aproximadamente 28%, enquanto notícias ficaram em torno de 13%. Os relatos pessoais responderam por cerca de 8%, e conteúdos informativos, por aproximadamente 4%. As demais categorias somaram parcelas inferiores a 2% cada.

O dia 11, início oficial da Conferência, concentrou a maior atividade da semana, com cerca de 22% do total das postagens.


As horas matinais até o meio-dia mostram maior atividade nas redes sociais com predominância de sentimentos positivos. À noite houve tendência para mais neutralidade nos comentários refletindo compartilhamento do noticiário sem juízo de valor.

O assunto  “Política” respondeu por cerca de 15% das discussões nas redes. “Amazônia” representou aproximadamente 12%. “Governo Federal” e “Sustentabilidade” reuniram, cada um, cerca de 10%. Os assuntos “Lula”, “Mudanças Climáticas”, “Povos Indígenas”, “Infraestrutura” e “ONU” variaram entre 5% e 8%. Os demais assuntos ficaram abaixo desse patamar individualmente.

As publicações geolocalizadas apontaram maior participação de São Paulo, com aproximadamente 25% do total. O Pará respondeu por cerca de 17%, seguido pelo Rio de Janeiro, com aproximadamente 15%. O Distrito Federal registrou cerca de 8%, enquanto os demais estados tiveram participações inferiores a 5% cada.

62% das publicações partiram de usuários masculinos, enquanto cerca de 38% foram atribuídas a perfis femininos.

Os termos mais frequentes na primeira semana foram: Brasil, Amazônia, climática, mundo, dia e futuro, todos esses com sentimento predominante positivo, indicando uma visão esperançosa.

No lado de termos mais frequentes com sentimento negativo temos Lula e governo, refletindo controvérsias e críticas políticas associadas à conferência.

O Torabit fez um Dashboard de acompanhamento diário da COP, da opinião pública e da opinião política. Você pode acompanhar por aqui: https://www.torabit.com.br/cop30/

Se você tem alguma dúvida sobre essa análise ou sobre como trabalhar com o Torabit, escreva para a gente contato@torabit.com

Por hoje é “só”.
Abraços

Equipe Torabit

compartilhe:
Torabit

Publicado no dia 17 de novembro de 2025