O relacionamento com os bancos mudou. Pagamentos com cartão de aproximação ou via PIX são normais no dia-a-dia dos brasileiros. Impensável há poucos anos, a digitalização levou os bancos tradicionais a disputar o mercado com os novos bancos 100% digitais. São as fintechs, conhecidas por introduzirem inovações tecnológicas no mercado financeiro.

Em março de 2022 os bancos digitais bateram recorde de download de aplicativos para celular. Segundo o levantamento BofA, com dados da Sensor Tower, ao todo foram mais de 24,7 milhões de downloads de apps dos bancos digitais contra 8,9 milhões dos bancos tradicionais.

Neste cenário de inovação, muda-se a maneira de se utilizar os bancos, assim como muda-se a imagem corporativa, e rígida, antes estabelecida. O uso de tecnologia e de redes sociais é um modo novo no relacionamento dos clientes com as instituições. 

O objetivo deste monitoramento do TORABIT é entender o sentimento e a percepção do público quando se fala de bancos digitais na internet. Para isso foram monitorados 681 mil menções nos meses de março e abril (01/03 à 30/04) no Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e sites de notícias contendo os seguintes bancos: Agibank, Banco BMG, Banco BS2, BancoPan, Pactual, C6 Banc, Digi+, Digio, Inter, Iti, Banco modal, Neon, Next, Nubank, Original, PagSeguro, PicPay, Super Digital Br. 

Compreender a comunicação do setor é instrumento para se adiantar em tendências e ser assertivo na estratégia de comunicação. Para isso, foram analisadas as particularidades do cenário: assuntos mais falados, gênero, horário das publicações, localidade, principais tags, principais influenciadores, assuntos virais e toda particularidade nesta comunicação.

Bancos mais citados

Nubank (41,9%), PicPay (24%) e Banco Inter (16,1%) somados representam 82% das menções referentes a Bancos Digitais na internet, mostrando que os três bancos dominam o cenário de menções sobre o setor.

C6 Bank (4%), Original (3,6%), PagSeguro (3,5%), Next (1,7%), Banco Pan (1,3%) e Neon (0,9%) foram os outros bancos mais falados no período. 

Os demais bancos, Agibank, Banco BMG, Banco BS2, Pactual, Digi+, Digio, Iti, Banco Modal, Super Digital Br, apesar de citados, representam somente 3% das menções sobre bancos digitais nas redes sociais. 

O lugar de cada um

Nubank

Conhecido como referência no cenário de bancos digitais. Fundado em 2014, foi a primeira startup no Brasil a liberar cartão de crédito e gerenciamento da conta totalmente online. Em 2018 atingiu status de empresa unicórnio, valendo mais de um bilhão de dólares. Hoje, com o capital aberto, é o quarto maior banco da América Latina ultrapassando empresas como Banco do Brasil. É o mais citado entre os brasileiros e representa ⅓ das menções do segmento, conseguindo se consolidar como marca referência de mercado. 

PicPay 

O PicPay promete revolucionar a forma de fazer pagamento. Na forma de uma carteira digital, possibilita pagamentos via celular e parcelamento de contas, boletos e PIX. É o segundo banco digital mais citado e investe pesado em publicidade. Foi por três anos patrocinador oficial do BBB e firmou parceria com SBT na nova temporada do Show do Milhão. Seu nome está muito associado ao PIX, expressão que aparece em 28% das menções sobre o PicPay. 

Banco Inter 

O Banco Inter é conhecido por ser um dos pioneiros no serviço digital no país. É o terceiro banco mais citado e 55% das menções referentes ao Banco Inter são de comentários referentes ao código de indicação do banco, que permite benefícios e vantagens, como descontos, promoções de shows, vale Uber, entre outros benefícios para quem indicar outros clientes. A ação deu certo, representando 18,1% das menções do segmento de bancos digitais. 

Nubank  

PicPay 

Banco Inter

Nuvem de Termos

Na nuvem de termos surgem as palavras mais recorrentes dentro do universo de busca dos bancos digitais. O tamanho da palavra é proporcional ao seu aparecimento na busca. 

Percebe-se que as expressões mais utilizadas foram, conta, baixar, pix, código, app, banco, fazer, hora, pedir e fatura, assim como os nomes dos bancos Nubank, PicPay e Inter. A nuvem de termos é um ótimo indicativo dos assuntos mais presentes. 

Nuvem de Hashtags

Na nuvem de hashtags contata-se quais foram as hashtags mais utilizadas entre os usuários ao fazer menções aos bancos digitais. Percebe-se que a campanha do PicPay no Big Brother Brasil é o grande destaque, tendo um volume de menções muito maior que as demais hashtags, indicando sucesso da campanha. 

Assuntos mais falados 

Aqui dá para ver os assuntos mais falados no universo dos bancos digitais no período. Menções referentes a Conta (28.6%) formam o assunto mais citado, pessoas falando sobre o status da conta e da sua saúde financeira. Em PIX (22%) vê-se venda de produtos, vaquinhas e doações online citando os bancos. Em Aplicativo (10.2%) nota-se uma grande quantidade de pessoas reclamando, mas nota-se um forte volume de pessoas falando sobre a instalação de aplicativos com o envio de códigos. Em Piada (11.4%) percebe-se um fenômeno interessante, usuários brincando com os bancos, mostrando aproximação e identificação com as marcas. 

Assuntos por tipos 

Os assuntos mais associados ao Nubank foram conta, piadas e menções referentes ao aplicativo. No PicPay o assunto relacionado foi PIX. O Banco Inter carrega menções sobre conta, aplicativo e PIX. No C6 Bank há uma distribuição homogênea entre os assuntos com leve destaque para conta; O Banco Original tem como assunto de destaque piadas e brincadeiras. 

Conta 

Pix

https://twitter.com/negaaju051/status/1518768030188281856

Aplicativo 

Piadas

Análise dos Perfíls

Nos perfis com mais seguidores a comentar sobre os bancos digitais vê-se marcas de mídia como G1, Veja, Folha, Estadão, O Globo e Globo Esporte veiculando notícias sobre instabilidade dos apps, golpes, investimento e notícias sobre mercado financeiro. Vê-se também celebridades. Marcos Mion fez menção ao PicPay e ao programa BBB22. Luciano Huck fez tuíte em menção ao Banco Pan. Tatá Werneck é garota propaganda do Banco Next. Preta Gil pede doações via PicPay. 

As marcas PicPay, Nubank, Inter e C6 Bank se destacam como perfis com mais interações nas redes. O perfil de Arthur Aguiar, campeão do BBB22, ganhou interações ao marcar o perfil oficial do PicPay. 

Desempenho das Marcas

Em desempenho das Marcas, foram analisadas as métricas básicas dos perfis/fanpages e a repercussão das ações de comunicação.

Twitter

Nubank é o perfil com mais seguidores no Twitter (569 mil), em seguida vem Inter (315 mil), PicPay (114 mil), Moldalmais (71 mil), BMG (65 mil), Next (60 mil), BTG Pactual (59 mil), e C6 Bank (57 mil). 

PicPay é de longe o perfil com mais engajamento no Twitter (2,48%), graças ao patrocínio do programa BBB. Em seguida, vê-se BTG (0,32%), Nubank (0,31%), C6 Bank (0,27%), Next (0,26%) e Inter (0,25%).

Facebook

Nubank é o perfil com mais seguidores no Facebook (2,2 milhões). Em seguida, os perfis em destaque na plataforma são: Pagseguro (1,4 milhões), Inter (1,1 milhões) e Original (932 mil).

Inter (0,18%) e C6 Bank (0,16%) são os únicos destaques em engajamento no Facebook.

Instagram

Nubank lidera em número de seguidores no Instagram (2,4 milhões). Os demais perfis possuem uma quantidade de seguidores parelha: Inter (742 mil), Digio (630 mil), C6 Bank (579 mil), PagSeguro (547 mil), PicPay (526 mil) e Next (456 mil).

C6 Bank lidera o engajamento no Instagram (0,66%). Depois vêm empatados com 0,33% de engajamento Agibank, Inter, Super Digital Br e Digi +.

Exemplos de Posts com engajamento nas redes

https://www.facebook.com/bancointer/posts/pfbid0kv9qPP1BKjC6TXyDaEyWf8bgL9sy5cfvds1TxLxmzNBPvFX3Vg5vYYovcwUCK5nBl
ttps://www.instagram.com/p/Ccxz8bNMu6F/

Mapa, Hora e Gênero

Sudeste foi a região com mais menções referentes a bancos digitais, com destaque para os estados de São Paulo (27,4%), Rio de Janeiro (21,4%), Minas Gerais (9,4%), Paraná (4,1%), Bahia (3,6%) e Distrito Federal (3,6%).

No geral, as menções são bem distribuídas entre gêneros, com a participação um pouco maior das mulheres (53,6%). O assunto bancos digitais é bem falado a partir das 11h, tendo o pico de menções às 22h.

Grafo de Menções 

No grafo de menções constata-se de maneira visual o volume e a repercussão dos perfis nas redes sociais nos meses de março e abril. Nubank e PicPay são as duas marcas que mais influenciaram no universo de menções sobre bancos digitais. Nubank se destaca por ter um perfil que promove forte interação com seus usuários e por ser marcado em brincadeiras e memes, o que ajuda a elevar o engajamento da marca. Já PicPay se destaca por ter forte influência em seu perfil oficial e por se relacionar com outras marcas. Seu patrocínio no BBB promove interações, como a de Boninho, diretor do reality. 

Nubank 

PicPay  

C6 Bank 

https://www.instagram.com/p/Cb_Cu8UhFOH/
compartilhe:
Torabit

Publicado no dia 10 de maio de 2022