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A nuvem de tags existe há um bom tempo. Teve seu “boom” no começo do ano 2000, acompanhando os blogs que se popularizavam. Até seu avô já deve ter visto uma nuvem dessas. Isso quer dizer que ela é popular. E ser popular é bom.

Quando se trabalha com dados é impossível não cair na tentação de querer todo dia um gráfico novo. Algo mirabolante, que vá encher os olhos do cliente de felicidade. Vou te contar um segredo: não precisa! Encher os olhos dos clientes precisa. Não precisa é criar a roda todo dia.

Sim, temos o dever de apresentar dados da forma mais atrativa possível, mas também da forma mais fácil. Se meu avô entende a nuvem, se meu irmão de seis anos entende, por que eu vou transformá-la em um monte de bolinhas azul banana que pulam quando eu mexo nelas?

Foi pensando nisso que investimos tempo para deixar a nuvem mais legal e com mais sentido para o usuário. Com o Torabit, além de filtros e formatações mil, você pode sentimentar, excluir termos que não são tão relevantes e criar sub-universos para cada palavra, a cada clique, gerando maior contextualização com cada termo sem perder a sua essência. E sem perder tempo.

Tudo isso faz com que as equipes consigam ter insights com mais agilidade e possam trabalhar em dados complementares às informações obtidas com a nuvem de tags primária.

Com o uso inteligente e contínuo deste tipo de apresentação gráfica, você facilita a comunicação entre pessoas que possuem diferentes níveis de conhecimento em visualização de dados – já que todos possuem familiaridade com a leitura da nuvem. Bom, né?

SÓ PRA LEMBRAR: o conceito de nuvem de tags é simples: quanto maior o termo na nuvem maior frequência daquela palavra e, por consequência, mais relevância dentro de um determinado universo – esteja esse universo dentro de um site, uma busca na internet ou de um query de monitoramento em uma ferramenta.

Não subestime o poder da nuvem de tags no seu planejamento e em seus relatórios 😉

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Torabit

Publicado no dia 17 de janeiro de 2018