Flores e chocolates esquentam o dia dos namorados

Com presentes de flores e chocolates, o Dia dos Namorados está chegando e os casais da Internet brasileira só pensam em uma coisa, como aproveitar esse dia tão especial. Assim, diferente do mundo, o Brasil comemora o dia dos namorados em 12 de junho, véspera do dia de Santo António, o santo casamenteiro.

O friozinho do mês de junho, mais a expectativa de ganhar presentes do mozão geram muitos comentários nas redes sociais e interações com marcas. Portanto, é óbvio que o TORABIT fez um levantamento do que está sendo falado sobre o Dia dos Namorados nesse último mês!

Enfim, o objetivo foi entender o comportamento dos internautas e como está sendo a repercussão das marcas nesta data tão esperada.

Foram monitoradas 422.597 menções entre 8 de maio e 8 de junho, separando os principais comportamentos, preferência de presentes, palavra e hashtags chaves, presença de artistas, celebridades e figuras públicas que tocaram no tema, distribuição de comentários por região, gênero e horário e toda a particularidade que envolve o dia dos namorados nas redes sociais. 

Principais Assuntos

O que está sendo comentado nas redes sociais

Apesar de o Dia dos Namorados ser celebrado por casais, viu-se um forte volume de mensagens bem humoradas de pessoas solteiras (28%). Da mesma forma, também houveram muitos comentários sobre presentes, que serão dados ou que gostariam de receber (28%).

Comentários relacionando o dia dos namorados ao friozinho de junho e a festas juninas também foram mencionados nas redes sociais (27,2%). Assim como planos e expectativas de casais, como um jantar romântico ou passeio de dia dos namorados (13,6%). 

Pode-se verificar também sorteios e promoções de marcas nesta data (3,3%).

Gráfico com porcentagens sobre assuntos do dia dos namorados
Gráfico de Assuntos

Presentes e Marcas

O que é esperado nesta data

Em relação aos presentes e marcas mais mencionados nas redes sociais, vê-se uma preferência bem variada entre os internautas. Como resultado, flores foi o presente mais comentado, de pessoas que querem ganhar ou já ganharam flores nesta data (19,8%). Chocolate (17,2%), Perfume (12,5%), Roupa (10,5%) são outros presentes de preferência entre os namorados.

O Boticário foi a marca mais presente nesta data, sendo uma referência para presentes (10,1%). Vê-se ainda um razoável volume de menções relacionadas a sorteios e promoções de livro (6,6%). Assim como o Outback que também foi outra marca lembrada por casais que buscam comemorar a data no restaurante (2,5%). 

gráfico de presentes desejados nos dias dos namorados
Gráfico de presentes e expectativas

Alguns exemplos

Nuvem de Palavras

O que elas dizem sobre a data

O tamanho da palavra é proporcional ao seu aparecimento no universo de busca. Com isso, percebe-se forte expectativa para a chegada do dia, assim como termos relacionados à vida amorosa. Dessa forma, pelo destaque de palavras, aparece também, uma certa preocupação com a data, seja por pessoas solteiras que não gostariam de passar a data sozinhas ou por namorados(as) em busca do presente perfeito. 

As palavras em destaque são: Chegando, festa junina, junho, preocupado, presente, relembre, ano, amor, ficante e término. 

nuvem de palavras

Nuvem de Hashtags

As mais utilizadas neste mês

Assim como a nuvem de palavras mostra os assuntos em destaque, a nuvem de hashtags também tem sua relevância na análise. Então, podemos ver que as principais hashtags estão relacionadas a sorteios, promoções e ao mundo da moda.

Em destaque: #diadosnamorados, #eslu, #sorteiolohpromos, #moda, #fashion, #ela, #presentes

nuvem de hashtags

Principais Autores

Perfis que estão em destaque

Dos perfis com mais seguidores a comentar sobre o Dia dos Namorados há dois youtubers em destaque: Felipe Neto, em primeiro lugar, e Camila Loures, em segundo. Percebe-se também uma forte presença da Rede Globo com os perfis do G1, TV Globo e Jornal O Globo. Assim como outras plataformas de mídia e a dupla sertaneja Jorge e Mateus.

Bem como os autores com mais interação, aparece em evidência os perfis com sorteios e promoções de presentes para o Dia dos Namorados.

Com mais seguidores

lista de perfis mais seguidos

Com mais interações

lista de perfis mais interagiram

Alguns exemplos

sorteio de dia dos namorados
post do felipe neto

Mapa, Hora e Gênero

Quem está comentando

Com relação a quem está comentando sobre o Dia dos Namorados nas redes sociais, pode-se ver uma predominância do público feminino, com 67,3%, enquanto apenas 32,7% são de homens.

Como resultado, a região com mais menções é a do Rio de Janeiro com 27,2%, seguido por São Paulo (18,3%), Minas Gerais (8,3%, Paraná (5,8%) e Rio Grande do Sul (5,2%).

É interessante notar que o período com mais comentários sobre Dia dos Namorados é o da noite, com pico de menções às 20h.

mapa do brasil
grafico de horário
grafico de genero
compartilhe:
Torabit

Publicado no dia 9 de junho de 2022