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No Dia Internacional da Mulher de 2023, a plataforma de monitoramento digital Torabit fez um levantamento sobre a data e constatou que os debates sobre a igualdade de gênero e temáticas feministas ganharam visibilidade nas redes sociais. Destacaram-se também discussões e polêmicas voltadas para campanhas de marcas que buscam educar, envolver-se com causas feministas ou aproveitar a data para vender mais.

grafico Dia Internacional da Mulher

O sentimento dos brasileiros na internet sobre a data é predominantemente positivo (87%). As discussões sobre o tema nas redes são, em sua maioria, de forma conscientizadora.

As menções negativas englobam denúncias, reclamações e “desabafos” – como relatos de situações constrangedoras ou de opressão feminina.

grafico Dia Internacional da Mulher

Dentro deste tema, durante os dias 7 de fevereiro e 6 de março, ações de marcas divulgando produtos e serviços ficaram em primeiro lugar no número de menções, hashtags e palavras-chave sobre a data foram utilizadas por marcas em divulgações de produtos e serviços (60,9%), principalmente no Instagram. 

Os segmentos principais que se apropriaram do tema são os de beleza, acessórios, roupas, serviços de estética e de presente customizáveis como “cestas”.

Exemplo de postagem:

Em seguida, as campanhas e ações sociais aparecem com 14,4% das menções, principalmente de campanhas de times de futebol, convocação para manifestações nas ruas, rodas de debate, posts de conscientização e ações de marcas com fundo social ligadas à data.

https://twitter.com/sportrecife/status/1632350387956068353

Em terceiro lugar no guarda-chuva de grandes temas sobre o Dia das Mulheres, temos menções de cunho político (10,6%), o presidente Lula divulgou durante o período do monitoramento que apresentaria lei para garantir salário igual entre homens e mulheres na mesma função. A afirmação do presidente repercutiu de forma positiva na internet. Também tiveram destaque as publicações da primeira-dama Janja e da deputada indígena Célia Xakriabá sobre ações públicas voltadas para as mulheres.

Todo assunto de destaque nas redes sociais tem uma parcela de menções com piadas e memes, sobre a data foram responsáveis por 7,7%. Essa parcela ficou dividida em comentários depreciativos sobre a data e a luta das mulheres por igualdade, além de comentários positivos apoiados no humor.

https://twitter.com/Gabis1fernandes/status/1631613596990943234

Menções que lembram as conquistas e que se apoiam nisso para conscientizar sobre a luta feminina formam 3,1%, mesmo percentual para  reclamações e denúncias envolvendo o universo feminino que trazem à tona situações de desrespeito, abuso, problemas da maternidade e misoginia na sociedade.

Destaque para um alto volume de críticas para a influenciadora digital e drag queen Rita Von Hunty, nome artístico de Guilherme Terreri Lima Pereira. A polêmica aconteceu após ser anunciada como palestrante do evento Women to Watch Summit. Apesar de ser uma drag queen, Guilherme (e o evento), foi criticado por ser homem branco cis ocupando o espaço de uma mulher, revelando uma onda de comentários de críticas e denúncia.

Nuvem de termos

Os termos mais relacionados à data foram: especial, mês, vida, hoje, chegando, semana, aqui, melhor, Brasil, presente, sorteio, igualdade, whatsapp. 

Já as hashtags mais relacionadas ao tema são: #diadasmulheres, #8m, #8demarço, #mulheresempoderadas, #presente, #saúdenatural, #promoção.

A plataforma analisou 28.399 menções para este levantamento.

As discussões envolveram ambos os gêneros. Embora as ações sobre política constituíram muitas menções masculinas, de maneira geral o tema é mais abordado por mulheres (54,9%).

O maior volume de comentários nas redes foi na região sudeste do país, com destaque nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com pico de menções às 16h, 18h e 20h. 

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Torabit

Publicado no dia 8 de março de 2023