O varejo brasileiro vem tendo um crescimento consecutivo por quatro meses nesse ano de 2022, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). Assim, houve um crescimento significativo de 6,2% nas vendas das lojas de eletroeletrônicos em comparação com dezembro de 2021.

O último ano em que houve aumento nas vendas por quatro meses consecutivos ou mais, foi entre maio e outubro de 2020, momento de recuperação de uma quebra brusca, devido ao início da pandemia.

Segundo notícia da CNN, o varejo do estado de São Paulo teve crescimento recorde neste primeiro trimestre de 2022, faturando R$ 252,5 bilhões, equivalente a um crescimento de 10,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

É a maior alta percentual do primeiro trimestre desde 2010. Esses dados vêm da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no estado de São Paulo (PCCV), promovida pela FecomercioSP.

Foram R $23,5 bilhões a mais nas vendas do 1º trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021. Veja a comparação de crescimento mês a mês no gráfico abaixo:

Leia a reportagem completa:

Monitoramento TORABIT

Tendo em vista esse crescimento significativo nas vendas, o TORABIT desenvolveu um monitoramento, realizado em junho, sobre as principais lojas de varejo do Brasil: Americanas, Casas Bahias, Fast Shop, Havan, Lojas Cem, Lojas Colombo, Magazine Luiza, Pernambucanas, Pontofrio, Ricardo Eletro e Tok&Stok.

Dessa forma, foram monitoradas 77.433 menções das principais marcas do dia 01/06 à 17/06, com o objetivo de entender o comportamento dos consumidores brasileiros em relação às principais lojas de Eletroeletrônico sobre o que se comenta nas redes sociais, o sentimento do público, assuntos mais falados etc. 

Lojas mais citadas

Cinco lojas se destacam como as mais citadas no Brasil, por ordem: Pontofrio, que agora é Ponto (26%), Casas Bahias (21,6%), Magazine Luiza (20,9%), Americanas (17,3%) e Havan (10,9%).

Americanas, Magalu e Havan possuem perfis próprios nas redes sociais, com uma comunicação institucional forte e constante, justificando a forte repercussão nas redes.

Pontofrio e Casas Bahias também usam da mesma estratégia, porém, com um ângulo mais voltado para o humor. O perfil do Pontofrio é repleto de memes utilizando o pinguim, quase não falando dos produtos.

Enfim, a Casas Bahia, ganha destaque com seu novo mascote, utilizando uma linguagem mais jovem para falar dos produtos, promoções e parcerias.

grafico de lojas

Nuvem de Palavras 

Na nuvem de palavras é possível identificar as marcas mais citadas, de acordo com o tamanho de cada palavra, como por exemplo: Americanas, Magazineluiza, Pontofrio, Casas Bahia e Havan. 

Assim como os assuntos, pode-se identificar um volume de pessoas falando sobre a Juliette que fez anúncios para as Americanas e sobre Luciano Hang que é presidente da Havan.

Como resultado, também é possível identificar muitas palavras como: oi, olá, bom dia, boa noite, entrega, comprei etc., que indicam que os consumidores usam as redes sociais para se comunicar com as marcas, buscando ajuda e pedindo descontos.

nuvem de palavras

Nuvem de Hashtags

Essa é uma nuvem de hashtag muito curiosa, pois mostra como as marcas usam hashtags em suas campanhas e que o volume de publicação das campanhas das marcas é equivalente. 

Essa nuvem revela também que a comunicação por hashtag é exclusiva entre marcas. Assim, ao procurar por umas das hashtags no Twitter, é mais provável encontrar uma publicação de uma marca e não um comentário de um usuário. 

nuvem de palavras

Assuntos mais presentes sobre lojas de varejo

Quanto aos assuntos mais presentes nas redes sociais, vê-se uma maior concentração de menções sobre pedidos e compras. Em segundo lugar se fala de descontos e promoções, seguidos por entregas e fretes.

Como resultado, isso reforça que os consumidores usam as redes sociais para conversar com as marcas sobre possíveis problemas com compras e entregas, além de falar sobre promoções.

Está sendo cada vez mais comum as empresas utilizarem suas plataformas sociais para atender aos consumidores, usando o SAC. Reflete assim uma forma mais acessível e rápida de entender os problemas e oferecer uma solução.

mapa de assuntos sobre lojas

Assuntos relacionados às marcas

Magazine Luiza possui como assunto mais relacionado à sua marca: Descontos e Promoções, já que esse tipo de ação é muito frequente no site e aplicativo da marca. Vê-se também um grande volume de menções sobre Compras e Frete

Assim, as Lojas Americanas exibem como assunto mais relacionado à sua marca as expressões Pedidos e Compras, o que mostra um interesse dos consumidores em resolver possíveis questões com os pedidos. Mas os assuntos Frete, Desconto e Cupons também aparecem associados. 

O Pontofrio, se destaca pelas Promoções. Já a Havan e Casas Bahia tiveram menções espontâneas ao assunto Pedidos e Compras, porém, em volume menor em relação às outras marcas.

mapa de assuntos

Perfis em destaque 

Os perfis que mais se destacaram nesse meio são os oficiais das marcas de varejo, influenciadores que fizeram parceria com elas e perfis com algum post que teve grande repercussão, como por exemplo o da Beatriz Alves, que conseguiu forte engajamento compartilhando as publis de Juliette, para as Americanas, no Twitter.

Mais seguidores

lista de perfis com mais seguidores

Mais repercussão

lista de perfis

Alguns exemplos que posts com grande repercussão:

Quem são as pessoas que mais comentam sobre as lojas 

Dos consumidores que mais fizeram menções nas redes sociais, o público masculino vem em maioria, com 57,8%. Apesar dos assuntos terem grande volume no período da tarde, o pico de comentários é ao meio-dia.

Quanto às localizações desses usuários, a maioria vem de São Paulo (28,6%), seguido por Rio de Janeiro (18,9%), Minas Gerais (8,3%), Pará (5,4%), Rio Grande do Sul (4,6%) e Ceará (4,2%).

mapa do brasil
grafico de horarios

Grafo de menções das lojas de varejo

O grafo de menções mostra como o assunto tem forte divulgação e volume de publicação das fan pages institucionais das marcas, que fazem campanhas bem humoradas e conectadas com o jovem. Isso gera um bom engajamento para as marcas, mas a repercussão de menções espontâneas é fraca.

Assim, o destaque vai para o perfil das Americanas que tem a influenciadora Juliette como garota propaganda, ajudando a impulsionar o engajamento da marca.

O Magalu também tem um alto engajamento, devido às parcerias que a marca faz.

Enfim, o perfil da Havan inclui o perfil pessoal de seu dono, Luciano Hang, como perfil vinculado à marca, gerando, também, um alto volume de engajamento.

grafo de mensoes

Alguns posts das marcas de varejo

post loja magalu
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Torabit

Publicado no dia 21 de junho de 2022