fbpx

 

 

Alimentos e Bebidas, Telefonia e Livros foram as três categorias que lideraram as menções dos internautas nas redes sociais

 

Piadas e desejos de compras dividiram a maioria dos comentários sobre a Black Friday no Brasil entre 18 e 25 de outubro deste ano. No período, foram analisadas quase 400 mil menções (exatas 397.636) sobre o evento.

 

Mas as piadas formam a maioria no cenário analisado, com 45% de participação nas menções. Alguns exemplos, que somam também alguns ataques à língua portuguesa:

 

“Aproveita a Black Friday e compra noção q vc não tem”

“queria comprar vc na black friday mas acho q eles n vende o amor da minha vida”

“Black friday de soco pediu um leva dois”

 

O usuário expressou algum desejo de compra – ou a compra efetiva de algum produto/serviço – em 42% das menções.

 

A categoria Alimentos e Bebidas juntou pedidos de promoções de cerveja passando pelas promoções de Burger King e Mc Donald’s e até pedidos de promoções de rodízio de sushi. A rigor, a expressão litrão marcou muitos pontos:

 

“Me chamem para um bar com black friday de litrão”

“Eu queria um black friday de 3 litrão por 10”

“Black friday de litrão ninguém faz, né?”

 

Ajudaram no destaque as promoções do Mc Donald’s e do Burguer King. O primeiro dava batata em dobro, e o segundo prometia três lanches por R$ 15.

 

Em Telefonia, o desejo pelos celulares da Apple apareceu bastante. A marca foi a mais citada em conjunto com o termo Black Friday, embora não tenha participado do dia de promoções. Os usuários pediram nas redes pela participação da Apple no evento do Brasil, lembraram que a marca fez seu dia de descontos em outros países e também citaram promoções de produtos da maçã em sites que não o da própria marca.

 

O desejo pela compra de livros esteve em alta no evento. Na categoria Moda, a procura por promoções de camisas de time de futebol se destacou. Em Eletrodomésticos, a busca por cafeteiras chamou atenção.

 

Houve menções de todos estados sobre a data, mas os que mais falaram foram RJ (29%), SP (20%), MG (9%), RS e PR (5%).

 

As mulheres estiveram mais presentes nas menções, batendo 61% das citações – contra 39% de homens.

 

Dado a destacar foi a grande quantidade, 9% dos comentários analisados, de usuários que expuseram a falta de dinheiro para comprar algo no dia.

 

Outro destaque foi a quantidade de menções que ou registraram o termo “Black Fraude” ou alguma desconfiança sobre o evento: 4%.

 

A divisão por categorias e marcas citadas ficou assim:

 

 

Categorias
Alimentos e Bebidas 18%
Telefonia 18%
Livros 17%
Moda 16%
Eletrodomésticos 10%
Beleza e Saúde 6%
Viagens 5%
Games 5%
Eletrônicos 3%
Casa e decoração 1%

 

 

Marcas
Apple 33%
Lojas Americanas 15%
Burger King 11%
Amazon 6%
Mc Donald’s 5%
Natura 3%
Casas Bahia 3%
Extra 2%
Submarino 2%
Saraiva 2%
Samsung 2%
Latam 2%
Nike 2%
Magazine Luiza 1%
Azul 1%
Evino 1%
Renner 1%
Sephora 1%
Kabum 1%
Dell 1%
MaxMilhas 1%
Netshoes 1%
Sony 1%
Gol linhas aéreas 1%
Carrefour 1%
compartilhe:
Torabit

Publicado no dia 28 de novembro de 2018