Alô, alô, marcas, jornalistas, creators, influencers e curiosos… Aí vai um resumão do Carnaval nas redes – até agora – analisado com a ajuda do Torabit. Foram nada menos do que 1.383.255 menções. Prepararem seus conteúdos, suas fantasias e o que mais der na telha. 😉
Os ansiosos pelo carnaval representam 58% das menções, já os que preferem viajar ou aproveitar o feriado para colocar as séries em dia ficaram com 42%, (oi, oi Netflix).
Se for postar, o melhor horário para programar as publicações e conversar com os entusiastas é entre as 19h e as 22h.
As menções sobre desejo de participar dos blocos de rua representam a maior parcela do conteúdo publicado.
A música “Predadora” da Mc Loma é a aposta do carnaval entre os usuários. Destaque também para “Verdinha” da Ludmilla e “Amor de que” da Pabllo Vittar. As menções sobre desejo de participar dos blocos de rua representam a maior parcela do conteúdo publicado.
A expectativa por novos crushs durante a folia também está em destaque nas menções pré-carnaval. Os usuários comentaram sobre planos de conseguir contatinhos, alguns até prepararam carimbo com nome e telefone para marcar as pessoas nos blocos. E no meio dos comentários sobre a paquera, também houve críticas aos que terminam os relacionamentos nas semanas que antecedem a festa.
Destaque para as menções sobre as fantasias e maquiagens. No Twitter, os usuários compartilharam vídeos feitos no TikTok (será que será a rede desse Carná?) que mostram de um jeito rápido as transformações de maquiagem. As menções de tutoriais de maquiagem e customização de fantasias no YouTube também tiveram destaque nos compartilhamentos de menções deste universo.
Diferente dos outros anos, em que os usuários comentaram sobre fantasias temáticas esse ano o uso de Glitter é a sensação. Além das dicas de customização e maquiagem, ainda sobre o preparo para a folia, destaque para a recomendação de usar desodorante e escovar os dentes.
A expectativa é que São Paulo abrigue este ano o maior carnaval de rua do país, com estimativa de 12 milhões de participantes, mas quem está dominando as redes até agora são os cariocas.
37% das menções sobre bebidas no carnaval foram sobre a cerveja Skol, seguido pela Skol Beats com 30% das publicações. Vale destacar que a Skol Beats lançou recentemente novas versões da bebida em parceria com a Anitta, gerando buzz sobre a marca.
Bebeu água? Em terceiro lugar ficaram as menções sobre consumo de água durante a folia.
Corote (5%), Cachaça (4%), Coca-Cola 2%, Itaipava (1%) e Catuaba (1%) completam as marcas mais faladas. As demais marcas como Heineken, Antarctica, Brahma e Amstel não atingiram 1%.
Beija-Flor foi a escola de samba mais citada no período. O samba enredo da escola foi destaque entre os comentários. A homenagem a Exú e a Pombagira, entidades da Umbanda e do Candomblé, agradou os usuários e fãs da escola.
Já na Mangueira, destaque para o compartilhamento de notícias sobre o samba enredo “A Verdade Vos Fará Livre“. Grupos religiosos fizeram abaixo-assinado contra ao samba da escola, pois dizem ser uma blasfema contra Cristo.
Já sobre a Grande Rio, que ficou em terceiro lugar entre as mais citadas, as participações da Ex-BBB Elana e da Atriz Paolla Oliveira foram os destaques entre os comentários. Paraíso do Tuiuti, Estácio de Sá, Unidos da Tijuca, Vila Isabel e União da ilha somaram 3% das menções.
Pérola Negra foi a escola paulista mais citada nas redes. As notícias sobre o alagamento no barracão da escola que resultou na perda de 40% das fantasias gerou comoção entre os usuários.
Rosas de ouro apareceu em segundo com 13% das menções. Além das notícias sobre alagamento no barracão da escola de samba, destaque para as notícias sobre a nova musa da escola, a Ana Beatriz Godoi.
Já as menções sobre a Gaviões da Fiel foram sobre, principalmente, o último ensaio técnico e o compartilhamento das notícias sobre a participação da bateria da escola no bloco de carnaval da Sabrina Sato.
A campeã do ano passado teve apenas 11% das menções.
No bloco dos antifolias os comentários foram de retiro espiritual e ficar em casa vendo Netflix.
Monitoramento realizado de 04 a 14 de fevereiro de 2020.
Publicado no dia 14 de fevereiro de 2020