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Monitoramento Parte 2

Agora que você já sabe que o social listenig  se dá a partir da coleta de comentários, menções, reações em postagens e hashtags nas redes sociais, vamos aprofundar um pouco o assunto e te ensinar a criar um monitoramento de sucesso. 

Antes de tudo, você precisa ter em mente a temática e o objetivo do seu monitoramento.

Depois precisa planejar os termos, ou as palavras-chave, que serão utilizados para a coleta de informações. Ressalte-se que esta definição implicará em bons ou maus resultados, influenciando tanto quanto a seleção dos canais monitorados.

Imagine que você precise monitorar o tema “autismo”. Então, você deve cadastrar termos como: autismo, autista e Síndrome de Asperger. E aí escolher de onde quer pegar isso, de qual rede. Você pode escolher Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, além da pesquisa em blogs e sites.

Cadastrou os termos?

Aí é a hora de pensar em como você vai taguear tudo isso, além de cadastrar regras que te ajudem a vir tudo organizadinho. Então, você poderia, por exemplo, cadastrar um guarda-chuva chamado “dúvida” e tags de assuntos como, “cura” e “vacina”.

Aí, quando aparece uma menção do tipo: é verdade que autismo tem cura?

A plataforma já irá taguear como guarda-chuva “dúvida” e assunto “cura”.

E assim por diante.

Tá tudo classificado?

Então, é a hora de separar os indicadores (KPIs – Key Performance Indicators – Indicadores-Chave de Desempenho) que serão importantes quando você for montar um relatório sobre aquele universo de busca para alguém. 

Aí vão alguns KPIs para você conhecer:

 a) volume de interações por período,

 b) sentimento das interações,

 c) assuntos da interação,

 d) público – gênero e mapa de calor do Brasil,

 e) termos mais citados,

 f) influenciadores sobre a temática.

Quer ir mais fundo? Se liga neste e-book com os primeiros passos do monitoramento que separamos para você

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Torabit

Publicado no dia 24 de janeiro de 2022