Torabit/Blog

Busca Retroativa

Chegouuuu,
Para completar o que já era completo chegou a busca expressa retroativa do Torabit. O feature novo já está disponível gratuitamente para nossos clientes e pode ser adquirido com qualquer um de nossos pacotes.

Com ela, o usuário poderá ter um panorama sobre qualquer marca, nome ou assunto com um relatório expresso – em poucos minutos – sem cadastro prévio.

As opções de relatório são: 

Estatísticas e amostra de postagens

*Localização, gênero, nuvem de palavras, nuvem de hahstags, horário com maior volume de menções etc. 

Autores com mais posts

Autores com mais seguidores

Autores mais mencionados

Trending de assuntos 

Neste caso é possível selecionar os termos-chave que deseja identificar entre as ocorrências da busca pesquisada. Ao selecionar essa opção, aparecerá um campo para preenchimento dos termos.

Grafo de conexões

O Grafo é um gráfico que mostra a ligação entre as interações e os perfis. 

Com ele é possível entender os clusters e seu poder de influência sobre determinado assunto.

Wrap up Rock In Rio nas redes sociais

– Foram aproximadamente 2,5 milhões de menções analisadas, entre os dias 27 de setembro e 7 de outubro de 2019.

– Drake foi a atração mais citada, aparecendo em 22% das menções. Isso ocorreu principalmente pelo veto do cantor à transmissão ao vivo na televisão, o que gerou muitas reclamações nas redes.

–  Por não poder transmitir o show do Drake, o Multishow transmitiu a apresentação da cantora Rihanna realizada na edição do ano passado do festival. Assim, a cantora, que também já teve um relacionamento com o rapper, apareceu com grande destaque nas redes, estando entre os principais termos da nuvem de palavras.

– Anitta também teve bastante destaque, aparecendo em 19% das menções, o que fez dela a segunda atração mais citada do festival. 

– Entre os patrocinadores, o maior destaque ficou com o Itaú, que apareceu em quase 60% das menções que citaram algum parceiro do festival. Para efeito de comparação, o segundo patrocinador mais citado foi a Coca-Cola, que apareceu em cerca de 9% das menções.

– Já entre os parceiros de mídia, o grande destaque foi o Multishow, que transmitiu ao vivo as principais atrações do festival, aparecendo em mais de 87% das menções que citaram algum veículo. 

– No período analisado, o termo “Rock in Rio” e as principais hashtags relacionadas ao seu universo apareceram um total de 1.166 vezes entre os assuntos mais falados do Twitter. Destas, 14 vezes foram no mundo, e 29 vezes no Brasil. 


– Já no Google Trends, o festival apareceu 45 vezes entre os termos mais buscados, no mesmo período. 

– As mulheres falaram mais que os homens sobre o festival nas redes. Elas foram responsáveis por 58% das menções analisadas. 

Drake e Rihanna dominam o Rock in Rio nas redes

  • Foram mais de 1 milhão e duzentas mil menções analisadas sobre o festival, entre os dias 27 e 30 setembro.
  • Drake foi disparado a atração mais citada, em mais de 42% das menções. Isso ocorreu principalmente pelo veto do cantor à transmissão ao vivo na televisão, o que gerou muitas reclamações nas redes.
  • Por não poder transmitir o show do Drake, o Multishow transmitiu a apresentação da cantora Rihanna realizada na edição do ano passado do festival. Assim, a cantora, que também já teve um relacionamento com o rapper, apareceu com grande destaque nas redes, estando entre os principais termos da nuvem de palavras.
  •  As apresentações de Iza e Alcione, com 11,1%, e Jessie J, com 9,7%, também tiveram destaque.
  • Entre os patrocinadores, o maior destaque ficou com o Itaú, que apareceu em mais de 60% das menções que citaram algum parceiro do festival.
  • As mulheres falaram mais que os homens sobre o Rock in Rio, neste primeiro fim de semana. Elas foram responsáveis por 60,4% das menções. 
  • Semana que vem tem mais, relatório completo! 😉

Um zoom nos deputados em agosto de 2019

Primeira e única plataforma no mercado a capturar, analisar e classificar tudo o que as principais esferas do Governo Federal e do Congresso Nacional falam nas redes sociais. 

Pensada para fornecer informações estratégicas para o mercado financeiro, jornalistas, veículos de mídia e empresas que trabalham com o universo político brasileiro.
Para mais informações mande um e-mail para gente: contato@torabit.com

O governo, o congresso e nosso meio ambiente nas redes sociais

Foram analisados os posts nas redes sociais sobre o assunto “meio ambiente” publicados até o dia 22 de agosto pelos 513 deputados, 81 senadores, além dos 35 perfis do poder executivo que contemplam os ministros, secretários de primeiro escalão, o presidente e seu vice e também os perfis oficiais de cada ministério. Dos 69.514 posts que estas bases fizeram em suas redes, apenas 5% falavam sobre o universo do meio ambiente. Abaixo, um zoom em cada área.

Como usar o monitoramento em redes sociais para estudos em profundidade

O novo e-book Torabit passa por todas as etapas de montagem e análise de um monitoramento para estudos em profundidade nas redes sociais. O e-book mostra ainda um exemplo de estudo com o tema do autismo.

Você cuida de um monitoramento? Então você precisa ler isso!

Por que é importante classificar as menções coletadas em uma busca?

Ao criar um monitoramento, além de pensar nas palavras-chave e nos canais que você irá monitorar, é importante que se leve em conta também o como o conteúdo será classificado, pois é com essa classificação que você conseguirá gerar insights e análises.

Exemplo: monitoramento de uma marca

Nesse exemplo vamos utilizar o monitoramento da marca SESC. Cadastramos os canais oficiais em cada uma das redes, por exemplo, @SESC no Twitter, e também a palavra-chave SESC, ou seja, tudo o que falarem sobre SESC espontaneamente nas redes sociais, ou seja, assim que mencionarem o seu @, este dado será coletado.

No caso do SESC, optamos no sentido de taguear as unidades e a programação mencionadas pelos usuários, além do tipo de cada interação realizada em cada unidade. Desta forma, definimos a classificação no Torabit da seguinte forma:

Tipos: 

  • Elogio
  • Dúvida
  • Reclamação
  • Desejo de Participar

Assuntos:
Aqui colocamos todas as unidades da grande São Paulo e também as categorias de programação. Abaixo, alguns exemplos.

  • SESC 24 de maio
  • SESC Av. Paulista
  • SESC Itaquera
  • Música
  • Teatro
  • Dança

No Torabit temos também a opção de criar regras para taguear as menções de forma automática. Essa classificação é feita por combinação de termos. Por exemplo, um usuário comentou  “estou pensando em ir num show lá no sesc itaquera ”, a ferramenta irá taguear automaticamente essa menção como tipo Desejo de participar e assuntos SESC Itaquera e Música.

Quanto mais classificar, mais informações o usuário terá para gerar relatórios. Abaixo, alguns exemplos de gráficos e insights que podemos tirar com o monitoramento de redes sociais 😊

No monitoramento sobre o SESC, podemos observar que 69% das interações s~ao sobre sobre o desejo de participar de alguma atividade. As menções negativas nessa categoria referem-se a reclamações sobre dificuldade em conseguir ingressos.
As programações musical e teatral foram as mais citadas no período analisado. Usuários seguem elogiando a curadoria do SESC. Entre as unidades, o SESC Pompéia e o da Av. Paulista são mais mais comentadas nas redes sociais.

Nesse gráfico, que cruza as classificações, podemos observar que a programação musical é a mais citada quando usuários falam em querer frequentar. A programação de artes visuais também foi muito elogiada.

Ficou com alguma dúvida ou quer conhecer melhor o Torabit ? Converse com a gente contato@torabit.com 😊

Chegou o Datatora Política

Primeira e única plataforma no mercado a capturar, analisar e classificar tudo o que as principais esferas do Governo Federal e do Congresso Nacional falam nas redes sociais. O usuário investe R$ 980 por mês (no plano anual) e tem tudo ali, em tempo real, classificado e sentimentalizado. Mais fácil e rápido impossível! Pensada para fornecer informações estratégicas para o mercado financeiro, jornalistas, veículos de mídia e empresas que trabalham com o universo político brasileiro.
Para mais informações mande um e-mail para gente: contato@torabit.com

A gente encontra o que você precisa.

Contrate já!