julho 19, 2016 torabit

Giraffas tem ótimo desempenho no Twitter e empata com o Subway na média da taxa de engajamento

Um desempenho extraordinário no Twitter, cuja rede foi inteligentemente usada pela Giraffas em junho (provavelmente porque “surfou” em assuntos quentes de cada dia, como entrar na disputa de memes entre Portugal e Brasil – #segundaguerramemeal), fez com que o fast food brasileiro empatasse com a rede americana Subway na média da taxa de engajamento em junho. Esta taxa mede as ações dos restaurantes no Facebook e no Twitter. Subway caiu da média de 0,34% em maio para 0,27% em junho. A façanha do Giraffas foi crescer da média de 0,25% para 0,27%, empatando com Subway.

O efeito maior do Giraffas nas redes em junho aconteceu no Twitter, onde ele pulou de uma taxa de 0,04% em maio para 0,41% em junho – um salto de 925%.

O McDonald’s, a marca mais valiosa entre os fast foods de todo o mundo, segue como o campeão de seguidores quando comprado a seus competidores. É o líder tanto no Facebook (65,5 milhões) quanto no Twitter (388 mil) no Brasil. O desempenho (medido pelo engajamento) do McDonald nas redes sociais, dado o alto volume de seguidores, é muito bom: 0,17% no Twitter; 0,24% no Facebook e média de 0,21% na taxa mensal de junho – o que o coloca em terceiro lugar.

A taxa de engajamento mostra a relação direta da audiência conquistada em cada plataforma social versus o aproveitamento dela a partir dos posts da página, ou seja, o quanto os seguidores da página interagem com as postagens ofertadas. Nos meses analisados, a rede Bob’s pouco postou em suas páginas nas redes, fazendo com que sua taxa de engajamento beirasse a zero.

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Por enquanto, em relação às cadeias de fast food, o Torabit divulga as taxas de duas das principais redes: Facebook e Twitter.

Para calcular a taxa de engajamento, o Torabit utiliza uma fórmula bastante simples. A equação é composta pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede (curtem, comentam ou compartilham) multiplicada por cem e dividida pelo número de seguidores da cadeia de fast food ao final de cada mês. O resultado, em percentual, é o índice de engajamento em cada rede.

Para compor o índice final, o Torabit calcula a taxa média, nada menos do que a soma das taxas obtidas por cada fast food dividida pela quantidade de redes – duas, neste caso.

O resultado, em percentual, permite comparar qual bloco de internautas é mais ou menos engajado em relação aos concorrentes de qualquer um dos fast foods.

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